EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Marketing de gentileza: o porquê das marcas. Por Alessandra Assumpção.

Entre meus estudos, conheci Laíze Damasceno, uma top voice do LinkedIn (é quase um OSCAR do LinkedIn, apesar de que, por sermos Brasil, podemos dizer que é o TROFÉU IMPRENSA do LinkedIn, na definição de Rafael Serpejante), e, por coincidência, se tornou minha professora no meu curso de MBA em Marketing Digital.

Estou falando tudo isso porque através dela conheci o Marketing de Gentileza e gostaria de compartilhar alguns pontos com você, minha leitora.

O que é o Marketing de Gentileza?

Foi criado para humanizar as marcas e, com técnicas de comunicação e marketing na internet, fazer com que as empresas tenham um relacionamento com os clientes e toda a sua audiência.

Como funciona?

Ele é estruturado em cincos passos: atenção, empatia, humanização, gentileza e confiança.

Com isso, nós, como marcas, precisamos priorizar o verdadeiro porquê da nossa empresa existir, para que assim consigamos atrair de forma natural os ‘fãs’ do negócio. Ou seja, aquela pessoa ou empresa, que mesmo que não tenha comprado de você, se identifica com o seu propósito, fala bem da sua marca e ainda te recomenda.

Como usar então?

1 – Dê atenção genuína às pessoas, tratando o outro na internet como se você estivesse frente a frente com ela;
2 – Responda os e-mails ou pelo menos confirme o recebimento deles, principalmente quando a pessoa que enviou estiver esperando um retorno importante;
3 – Agradeça os elogios recebidos de maneira sincera e atenciosa;
4 – Quando estiver em uma troca de mensagens instantâneas, como o Gtalk, Messenger ou Whatsapp, sempre avise antes de sair/ ficar off-line da conversa, pois quando conversamos com alguém ‘olho no olho’, não viramos as costas e simplesmente saímos andando sem nos despedir, certo? A comunicação virtual deve ser igualmente importante;
5 – Defenda seu produto, serviço e seus seguidores com elegância, inteligência, gentileza, calma e sabedoria, e não se deixe levar pelo ‘calor’ de uma discussão no Facebook, por exemplo;
6 – Não ofenda as pessoas, nunca! Mesmo quando você estiver com muita raiva de alguém que agiu com grosserias e falou mentiras sobre você e a sua empresa. O domínio próprio é capaz de salvar a reputação da sua empresa, uma vez que o descontrole pode afundá-la com um único post.

Quem é Laíze Damasceno? E seu livro?

No livro, a empreendedora toca em um ponto fundamental dentro do Marketing, por vezes esquecido por muitos gestores: as relações humanas. ‘O marketing não é apenas sobre marcas, produtos, serviços ou eventos. Também é sobre as relações humanas’, destaca a consultora de comunicação e marketing digital com foco em conteúdo e relacionamento com o cliente. Ela atende as pessoas que buscam alinhar a vida pessoal com a vida profissional, ajudando empreendedores a descobrir o verdadeiro propósito dos seus negócios, o que tem tudo a ver com o que venho falando por aqui, concorda?

Vamos usar o Marketing de Gentileza nos nossos negócios de forma que o nosso porquê venha antes de tudo… e que as pessoas são o foco da nossa marca? Preparada?

Fontes de pesquisa: Brasport, Linkedin, Digitais do Marketing.

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt