EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - 'Hashtags' são importantes na estratégia digital. Por Alessandra Assumpção.

As hashtags são responsáveis por transformar frases em links nas redes sociais e, com isso, é possível aplicar um tom de voz adequado ao contexto da mensagem com palavras-chave bem trabalhadas no comentário. Trata-se de uma ferramenta essencial na estratégia de marketing digital de sua empresa nas redes sociais, pois apesar de ser usada em apenas 24% dos posts no Twitter, por exemplo, o engajamento nestes posts é o dobro quando comparado com os posts sem o uso de hashtags.

O Instagram tem se destacado entre as redes sociais com maior sucesso no uso das estratégias de hashtags.

Use as mais adequadas

Cada rede social tem peculiaridades e vale pesquisar quais hashtags as pessoas usam em cada site para ter uma ideia melhor do que postar. Ainda que, em alguns casos, as diferenças sejam sutis, utilizar a linguagem correta pode melhorar seus resultados.

Crie uma hashtag própria

Uma hashtag específica para o seu evento ou negócio pode somar significativamente aos seus esforços de marketing e promoção da sua empresa.

Convoque os usuários a utilizarem sua hashtag para promover um feed de imagens em tempo real ou até mesmo para participar de sorteios.

Hashtags precisam se relacionar com o seu conteúdo

Segundo Camila Porto, enquanto estiver pesquisando, você vai ver várias hashtags que estão em alta, que são as que têm um alto volume de postagem naquele dia.

Ainda assim, não as utilize apenas porque estão no Trending Topics (no Twitter) ou entre as mais buscadas nas outras redes sociais.

Tudo que você escrever precisa ter a ver com a postagem. Por exemplo, se você está falando sobre uma torta da sua loja pode usar hashtags como #tortademorango #delícia #atorta, mas não #FollowFriday ou #DiadoJornalista. Por mais que estejam em alta, não se relacionam com tortas.

Por isso, use com cautela e faça com que as hashtags ajudem a entregar os seus conteúdos para mais pessoas, para que além de conhecerem o seu negócio possam engajar, compartilhar e alavancar suas vendas.

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt