EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Estratégia de conteúdos: confira elementos básicos para um bom marketing. Por Alessandra Assumpção.

Vamos falar sobre estratégia de conteúdos?

Criar bons conteúdos de forma estratégica é uma maneira de desenvolver ações que levam em consideração as necessidades do cliente, a venda e, mais ainda, o relacionamento entre ele e a sua empresa.

Toda empresa tem o potencial de gerar conteúdo educativo focado em atração. É comum que alguns segmentos pensem que conteúdo é uma possibilidade apenas para empresas de tecnologia ou educação, mas há casos que detalham como empresas usufruíram da produção de conteúdo em diversas indústrias.

Separei algumas atividades que recomendo que você faça para iniciar e priorizar sua estratégia de conteúdo:

1 – Conheça sua persona

As pessoas buscam o conteúdo que lhes é interessante e, portanto, conhecer o seu público-alvo é essencial para produzir conteúdos que despertem a sua atenção. Uma ferramenta que ajudará você a manter em mente as expectativas do seu público é o mapeamento de personas.

Personas, ou avatares, são descrições pessoais e detalhadas de um cliente típico. Para iniciar este mapeamento, comece pela sua atual base de clientes e encontre os principais pontos em comum.

2 – Desenhe a jornada de compra de acordo com os desafios enfrentados pela sua persona

Imagine um possível cliente seu que realmente precisa da sua solução, mas que não conhece seu produto ou, talvez, nem saiba que precisa do seu produto. Agora, imagine um cliente atual seu que está obtendo sucesso com a sua solução. O caminho percorrido entre esse possível cliente e o seu cliente atual é o que chamamos de jornada de compra.

Estima-se que dois terços da jornada de compra é percorrida sem que o provável cliente se envolva de forma direta. Por isso, relacionar-se com seu público através de uma estratégia de conteúdo é uma excelente forma de encantar tais pessoas e, posteriormente, transformá-las em clientes. Olhe para sua jornada de compras em partes:

1a. Aprendizado e descoberta;
2a. Reconhecimento do problema;
3a. Consideração da solução;
4a. Decisão de compra.

Neste momento você irá desenhar a jornada de compra de acordo com o desafio ou oportunidade da sua persona.

3 – Brainstorm de ideias para sua estratégia de conteúdo

A primeira ação a ser feita em relação ao tipo de conteúdo é se ele será utilizado como uma oferta-isca (algo que será concedido mediante um preenchimento de formulário de contato, por exemplo) ou se será algo disponível sem necessidade de conversão.

Um exemplo de material sem conversão são os posts de blog, que são conteúdos que ajudarão você a obter tráfego orgânico e autoridade para depois direcionar seus visitantes até uma oferta-isca.

Quanto a conteúdos que requerem uma ação como preenchimento de formulário para contato (conversão), alguns exemplos são:

  • e-books;
  • webinars e seminários;
  • ferramentas;
  • planilhas;
  • dicionários e glossários;
  • kits;
  • templates;
  • quiz.

4 – Monte seu calendário de publicações

A recomendação que damos para nossos clientes que estão começando uma estratégia de conteúdo é criar um calendário mínimo.

Normalmente, um post de blog por semana, a fim de gerar tráfego recorrente no site e um conteúdo rico (que solicite preenchimento de formulário de contato) por mês.

Na sua lista de conteúdos a serem produzidos, defina responsáveis e datas. É importante também que sua empresa possua uma pessoa responsável pela estratégia de conteúdo, para garantir que tanto os posts do blog como os lançamentos de materiais sejam feitos com qualidade e nos prazos estipulados, ou que você se organize de uma forma que tudo aconteça conforme a previsão.

O marketing de conteúdo – feito de forma estratégica – traz resultados positivos a médio e de longo prazo para as marcas quando aplicado de forma contínua e com assuntos relevantes para a persona.

Se você não faz ideia de qual o melhor caminho a percorrer para fazer isso? Deixe seu comentário para que eu possa te ajudar a criar conteúdos irresistíveis.

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt