EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Estratégia de comunicação e marketing: monitore as novidades do mercado. Por Alessandra Assumpção.

Você monitora o marketing e a comunicação do mercado e de outras marcas? Descobrir o que está acontecendo de novidades permite que você tenha ideias para criar conteúdos que respondam às necessidades e desejos da sua persona.

Existem várias ferramentas para aprofundar as análises de conteúdo e monitorar estratégias de marcas que possam ser suas concorrentes ou ainda abrir um leque de insights criativos para você produzir e alinhar com suas metas.

Como acompanhar sem pirar?

1) Inscreva-se para receber atualizações por e-mail

Se inscreva nas newsletters de marcas que atendem um público bem parecido com o da sua marca, e monitore sobre a cultura, notícias, campanhas sazonais, conteúdos e frequência do que estão comunicando.

2) Acompanhe as redes sociais

Ative as notificações para receber atualizações das marcas que você listou e que são importantes para o mercado em que a sua empresa atua. Observe o tom de voz das postagens, quais imagens são usadas, quais estratégias estão usando para se comunicar, veja o nível de engajamento. Essa é uma ferramenta muito útil para você ficar atualizada e fazer as suas pesquisas.

3) Dê atenção aos conteúdos em vídeo

Verifique quais os conteúdos dos vídeos que as marcas estão compartilhando, busque entender sobre as interações, comentários, dúvidas, visualizações, compartilhamentos, para poder entender o engajamento dessas marcas. A dica é se inscrever nos canais do YouTube e criar alertas para poder acompanhar.

4) Identifique palavras-chaves

Escolher as palavras-chaves de forma assertiva aumenta drasticamente as chances de sua empresa aparecer na pesquisa online. Busque na internet (use o Google Trends) para acompanhar palavras que estão em alta, que geram mais tráfego, que têm menos concorrência e veja quais podem ser utilizadas no seu negócio.

5) Acesse sites e blogs

Acesse uma vez por semana, ou a cada 15 dias, os sites ou blogs das marcas que você listou. Como falamos no começo deste conteúdo, veja sobre o que estão falando, qual a mensagem que estão passando, o que elencaram como importante para compartilhar com o público, e anote ideias que façam sentido, que você possa aproveitar na sua estratégia de comunicação e marketing.

6) Crie alertas

Entre no Google Alerts e crie alertas para o seu e-mail com assuntos que são relevantes para o seu negócio. A dica é que você veja pelo menos uma vez por dia o que ele monitorou e entregou de novidades do mercado, e de tendências sobre os assuntos que você selecionou.

Destaque-se

Essas são apenas algumas ferramentas básicas e práticas para que você consiga acompanhar as tendências que estão acontecendo no mercado, e também marcas que influenciam o mesmo público com o qual você se comunica.

Use esses insights para incorporar na sua estratégia de comunicação e marketing, para que sua comunicação – através dos conteúdos e das vendas de produtos e serviços – seja eficiente e você efetivamente seja a solução para os problemas e medos da sua persona.

Se quiser saber como fazer isso agora mesmo, entre em contato que te explico mais como fiz disso uma prática da minha rotina semanal por aqui.

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt