EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Conteúdo interativo: ferramenta poderosa do marketing de conteúdo. Por Alessandra Assumpção.

Conteúdo interativo é uma ferramenta poderosa do marketing de conteúdo e pode ser usado em diversos canais de comunicação dentro de um negócio.

Ele pode ser aplicado em infinitas estratégias, contemplando praticamente toda a jornada do cliente nas etapas do funil de vendas.

O que é o conteúdo interativo?

O conteúdo interativo é aquele que desperta um novo olhar para os materiais estáticos, como e-books, PDFs, podcasts, vídeos e blog posts, que são consumidos pela audiência de forma passiva.

São materiais ricos e dinâmicos que estimulam a participação da pessoa e proporcionam a ela uma experiência diferenciada.

Em troca, este usuário fornece informações valiosíssimas que podem nortear a criação de outras estratégias, sejam para qualificar ou encantar o lead.

Tipos de conteúdos interativos:

Quizzes ou testes

Você pode criar os testes com uma linguagem simples, didática e objetiva, além de entreter, eles podem educar a audiência trazendo informações relevantes e, ao mesmo tempo, capturando insights valiosos para futuros desdobramentos de um determinado tema.

Abuse da criatividade e dos canais para compartilhar esse tipo de conteúdo.

E-books

Os e-books podem combinar textos, vídeos, imagens, gráficos e animações para criar a interação e deixar a leitura interessante para a audiência.

Aproveite e traga as dores do seu público nesse material para mostrar os diferenciais e expertises do seu negócio, puxando o gancho no final para um serviço ou produto que a persona pode adquirir na sequência.

Infográficos

O uso da interatividade na apresentação desse conteúdo pode não só facilitar a compreensão como convidar o usuário a criar a sua própria linha de raciocínio.

Podem ser botões, mapas, gráficos animados, vídeos, testes e muitos outros recursos para criar a interação.

White Papers

O formato de white papers costuma ser aplicado em conteúdos mais técnicos, pois propõe uma ideia de manual ou guia.

Por conta dessa característica, torná-lo mais interativo é um bom caminho para que a apresentação desse material seja mais atrativa e compreensível.

Desta forma, vale apresentar os capítulos do white paper por meio de botões que facilitem a navegação pelos capítulos.

Landing Pages

As landing pages (LP) têm um objetivo bastante claro: gerar conversões.

Logo, adicionar ferramentas de interatividade numa LP não só ajuda a despertar o desejo do visitante em estar lá, como também convence-o a fornecer seus dados para transformá-lo num lead.

Como fazer?

Uma alternativa é usar ferramentas digitais para criar esses conteúdos interativos. Crie o conteúdo com os dados e informações que quer passar para o seu público e faça a edição com um designer ou no Canva.

E, para isso, tenha estratégia e planejamento de como esses conteúdos vão elevar o nível de contato e relacionamento da sua empresa com o seu público.

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Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou https://www.linkedin.com/in/aleassumpcaomkt/.