EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Conteúdo 'evergreen': escreva sem data de validade. Por Alessandra Assumpção.

Conteúdo evergreen (traduz-se como perene ou duradouro) é o conteúdo otimizado para as buscas orgânicas que continua relevante e permanece “atualizado” para os leitores por um longo período de tempo.

São textos produzidos “sem data de validade” que deixam a publicação mais durável e completa, podendo ser consultada sempre pela sua audiência.

Conteúdo evergreen – o que é?

Um conteúdo evergreen não tem prazo de validade. Ele vai além de um fato que aconteceu ou uma notícia de alguma atualização importante no seu segmento.

Isso quer dizer que você cria textos ou vídeos que contextualizam os fatos, exemplifica e aprofunda, e ele se torna atemporal, ou seja, pode ser acessado em diversas datas.

Como evitar datar seus conteúdos?

Leve sempre em consideração como você vai escrever ou gravar algo para um negócio. Pense na atemporalidade e confira essas dicas:

– Datas concretas

Evite os termos hoje, ontem e amanhã. Use datas concretas para informar algo, como por exemplo: foi lançado em outubro de 2020.

– Use contextualizações

Deixe os advérbios de lado – como “atualmente” -, e contextualize a época com analogias reais. Por exemplo: “com o mercado aquecido”, ou ainda, “com o aumento do uso das redes sociais”.

– Crie novidade

O maior diferencial que um conteúdo datado possui em relação a um conteúdo evergreen é o fato de o segundo responder a mais perguntas do que o primeiro. Por isso, escrever sobre alguma novidade pensando no problema ou solução faz com que você eduque o público, criando boa experiência de leitura.

Vantagens do conteúdo evergreen

Um dos benefícios é que o conteúdo sobreviva ao tempo e continue sendo acessado. Use macetes, comparativos, curiosidades, reflexões, análises, dicas, estudos de caso, para engrandecer a sua comunicação evitando um conteúdo datado.

Além disso, o conteúdo evergreen:

  • Tem boa performance nos mecanismos de busca;
  • Cria autoridade e diferencial para as marcas;
  • Outros sites e marcas fazem menção aos conteúdos (backlinks).

Conclusão

Criar conteúdos amplos sem prendê-los a datas é uma boa tática para blogs e redes sociais. Portanto, vale a pena trabalhar para produzir textos e vídeos direcionados para sua persona gerando resultados a longo prazo.

Escreva sem data de validade e comece a analisar os resultados dos seus conteúdos com a audiência.

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou https://www.linkedin.com/in/aleassumpcaomkt/