EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Construa relacionamentos saudáveis com seus clientes. Por Alessandra Assumpção.

Em meio a todo o turbilhão de informações, como está o relacionamento da sua marca com seus clientes?

Esse pode parecer um papo que você não quer falar nesse momento, mas preciso te alertar. Construir um relacionamento saudável com seus clientes é demonstrar a importância que eles têm na sua empresa e como eles fazem a diferença para a sua marca.

É preciso trabalhar duro para que o seu cliente se apaixone por você todos os dias – como se fosse a primeira vez, melhor dizendo.

O feedback do cliente é o seu melhor indicador de qualidade

Esta questão entra na identificação de problemas que falamos acima, mas merece um destaque pois é fundamental para o crescimento da qualidade do seu trabalho.

Manter um relacionamento próximo do seu cliente é fundamental também para identificar o que ele tem a dizer sobre você de forma transparente.

Por isso, mesmo que o seu cliente tenha um perfil “difícil de lidar” é essencial dar uma atenção especial para ele – lembre-se que o seu atendimento pode torná-lo um caso de situação que foi revertida se você trabalhar bem o relacionamento de vocês.

Não basta, contudo, ouvir o que ele tem a dizer, seus elogios, críticas e sugestões. É preciso avaliar cada feedback recebido e utilizá-lo para melhorar os pontos abordados como falhas e manter o que tem feito brilhar os olhos dos seus clientes.

Oportunidade de upsell

Se você identificar uma necessidade do cliente que não está sendo suprida e tiver uma carta na manga para ajudá-lo a melhorar, um relacionamento saudável será a melhor forma de fazê-lo.

Por exemplo, se você trabalha com atendimentos e produtos diferenciados e o seu cliente está em um modelo mais simples, ao acompanhar de perto o seu crescimento você saberá exatamente quando chegou a hora de oferecer mais serviços ou produtos para ele. Ou seja, essa é uma excelente oportunidade para aumentar a receita daquele cliente dentro do seu negócio – lembre-se que manter é mais barato e mais fácil do que conquistar.

Mas é preciso ter muito cuidado nessa hora, pois você só deve fazê-lo se realmente tiver aquilo que o cliente precisa. Tenha em mente que se você oferecer algo que realmente vai ajudá-lo você vai aumentar a satisfação dele e, com isso, o sucesso da estratégia terá apenas o céu como limite!

Converse com seu cliente de forma atenciosa

A forma como lidamos com diversos assuntos e clientes ao mesmo tempo pode, às vezes, nos ligar “no automático” e a maneira como passamos a gerenciar as tarefas do dia a dia acabam seguindo o mesmo tom.

Preste sempre muita atenção em toda a comunicação que tiver com seus clientes, já que isso é importante para que eles tenham a sensação de que você realmente está interessado em ajudá-los. O importante é o contato, a comunicação e a atenção. Lembre-se que o cliente problemático de hoje pode se tornar o caso de sucesso de amanhã. Tudo depende da atenção que você dará a ele.

Por isso, se você está apenas entregando material para o seu cliente, está na hora de refletir sobre o tipo de relacionamento que você está estabelecendo com ele.

É preciso se dedicar, pois cuidar do relacionamento dá trabalho. Mas não se preocupe, os resultados valerão a pena!

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt