EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Conclusão: fechamento com chave de ouro. Por Alessandra Assumpção.

Share Button

Vamos falar sobre conclusão de um texto, artigo, post e tudo mais que precisa ser finalizado?

Uma conclusão é um fechamento que deve reforçar uma ideia principal. Concluir um texto não é repetir tudo o que foi dito com outras palavras em uma frase curta.

A conclusão é o fechamento do que você desenvolveu ao longo do conteúdo e o reforço da ideia principal, podendo até contar com chamadas para reflexão e ação dos leitores, segundo analista de marketing Gustavo Grossi da Rock Content.

Eu concordo com as palavras dele e digo ainda que uma conclusão deve ser sucinta, convincente e retomar ideia apresentada durante o texto.

Melhores formas de finalizar o seu conteúdo:

1. Vá direto ao ponto.

Não fique dando voltas e voltas, seja objetiva e sucinta. Acrescente um toque final na leitura, para que a pessoa que leu não se esqueça do que você escreveu.

2. Ressalte a ideia principal.

Mostre e reforce o motivo pelo qual você está compartilhando o conteúdo, e mencione ideias que são capazes de compor uma solução.

3. Faça um resumo de tudo que foi dito.

Se possível, apresente argumentos que você colocou no texto, esclarecendo e amarrando suas ideias.

4. Escreva a moral da ‘história’.

Qual a principal lição que o leitor deve tirar do seu texto? Coloque na conclusão, para que ele entenda o seu real motivo com o artigo que escreveu.

5. Faça o leitor refletir ou agir.

Coloque o leitor no contexto, ou seja, o que ele deve pensar ou fazer quando terminar de ler o seu texto? Aqui você pode incentivá-lo a seguir suas recomendações e dicas.

6. Evite clichês.

Termos como ‘em resumo’, ‘resumindo’, ‘concluindo’, ‘sumarizando’, ‘por fim’ e alguns similares são tão usados em conclusões que se tornaram desgastados e óbvios.

7. Apresente soluções.

Nos problemas que você apresentou durante o seu texto, você pode mostrar as soluções que acredita serem as melhores. Pode elencar também os prováveis resultados para determinadas atitudes que o leitor realize após a leitura do seu texto.

Esse texto de hoje completa o conteúdo do mês de setembro, quando falei sobre começo, meio e fim de um artigo – que você pode consultar e criar os seus textos de forma direcionada e ao mesmo tempo objetiva, para que o leitor entenda o que você quer compartilhar com ele.

Indico a leitura do Guia definitivo do texto perfeito da Rock Content.

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt