Ajustar a rota não é sinônimo de estar perdida. De tempos em tempos, vamos passando de fases e, como num jogo, precisamos rever as regras. As variações e determinadas mudanças podem dar origem a novos jogos. É a transformação chegando. Ela gera dúvidas, incontáveis pontos de interrogação, mas faz parte de todos os ciclos. Por isso, desesperar jamais e nem entregar o jogo no primeiro tempo!
Com a cara e a coragem de abraçar desafios e oportunidades, sigo. Tenho escapado com vida, embora um tanto ferida! Quem me dera prever onde me levarão alguns caminhos!
Reconheço que uma parte de mim é solidão e a outra acolhe a multidão, e mesmo fingindo ter paciência, sigo dando significado aos dias. Não busquei viver todas estas experiências. Elas passaram pelo meu caminho e eu simplesmente vivi. Então, entre tantos aprendizados, absorvo os melhores momentos e vou peneirando os cascalhos.
Como lidar com cada fase da vida? Enfrentando as etapas de frente. Reconhecendo que mudamos constantemente, mesmo não desejando e querendo ficar na melhor fase. Recuar algumas casas, após estar avançando, é desafiador.
Concordo com a escritora Martha Medeiros: a maturidade traz ganhos reais. A ansiedade diminui, a teatralidade também. Já não vemos sentido em agradar a todos e a opinião alheia deixa de nos influenciar. Essa liberdade de ser quem realmente somos me parece o benefício maior. Depois dos 40 percebemos, de fato, que a sociedade não banca nossas ideias, não é solidária com as lágrimas, não reconhece as carências. Finalmente, passamos de fase e olhamos de frente para o espelho. A gente é dona dos desejos, das escolhas, e isso é grandioso.
Dias de deusa, de louca ou de feiticeira? Quem duvida! Hoje sei melhor quem sou! Isso por si só não resolve os problemas e nem transforma a vida num conto de fadas, mas pode acalmar. Aprendemos a destilar tudo que incomoda, e viver de forma clara, menos acadêmica, mais pop. É caminhar em busca uma vida emocional melhor e mais leve, afinal, os excessos estão sob controle. Há loucuras que só fazemos com muita maturidade. É fato!
–
Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.