Eleita a cor do ano 2020! Por Paula Ribeiro.

Há tempos tratei da importância das cores e escrevi que uma marca sem identidade visual era uma marca sem identidade. E, como o meu objetivo é ver pessoas felizes e marcas felizes, vou continuar a dizê-lo! Mas, estou longe de ser pioneira nesta matéria. Ora vejam…

A marca PANTONE®, foi criada pela Pantone Inc. – que é hoje uma autoridade em matéria de cores. É conhecida mundialmente por ter instituído a linguagem padrão no processo de gestão de cores, desde o design à produção.

Estão a ver aquele leque muito colorido, cheio de cores e códigos? Sim. Esse mesmo! Tem o nome de ‘Pantone Matching System’ e não serve só para escolher cores, mas também para garantir que a cor escolhida é a mesma quando o produto final chega às nossas mãos.

Para Lawrence Herbert, fundador da PANTONE®, o espectro de cores é visto e interpretado de forma diferente por cada indivíduo e, por isso, em 1963 decidiu criar este sistema inovador de identificação, combinação e comunicação de cores para resolver problemas associados à produção exata de combinações de cores no contexto das artes gráficas. Para quem trabalha com cores, uma ferramenta indispensável! E gira, também!

Mas, o mais curioso e interessante que quero partilhar convosco é que todos os anos a PANTONE® elege a cor do ano.

Em 2018, a cor eleita foi o ULTRA VIOLET. Criativa, imaginativa, complexa e contemplativa, esta cor leva-nos até aos mistérios do Cosmos, até à Via Láctea ou o ‘Caminho de Santiago’ para alguns. É uma cor que abre a curiosidade do que ainda está por vir.

Já 2019 foi brindado com o LIVING CORAL. ‘Animado e cheio de vida, um coral com undertone dourado que energiza e vivifica numa pegada suave!’. Dizem também que é uma cor que reage aos acontecimentos menos favoráveis da tecnologia digital e à consolidação do social media no nosso quotidiano. É sociável e espirituoso, de natureza envolvente, acolhe e encoraja atitudes espontâneas.

Para 2020, temos o CLASSIC BLUE 19-4052! Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Institute: ‘Vivemos numa época em que é preciso ter fé e confiança. Essa certeza e constância é expressa pelo PANTONE 19-4052 Classic Blue, uma cor sólida e confiável na qual nos podemos apoiar. É um porto seguro onde podemos ancorar. Um azul sem limite como o vasto e infinito céu noturno. Incentiva-nos a olhar para além do óbvio e assim expandir o nosso pensamento; desafia-nos a refletir com mais profundidade, aumenta a nossa perspetiva e abre a porta à comunicação’.

Eu diria que é um tom elegante pela sua simplicidade. É uma cor que transmite confiança, segurança, harmonia e fidelidade. Não é de estranhar que seja uma cor muito utilizada na saúde ou na indústria automóvel. Mas se repararem bem, no logotipo do Facebook, do Linkedin e até do Twitter, quem reina é o azul!

Para quem trabalha identidade visual de marcas como nós, a cor é matéria prima! Conhecer a sua nomenclatura e simbologia pode ditar o sucesso de uma campanha. Cor e emoção andam de mãos dadas. É muito importante acompanhar as tendências.

Uma marca sem identidade visual é uma marca sem identidade.

Bons Pantones para 2020!

Abraço!

Paula Ribeiro
Head of Marketing at bloom up

Fonte: www.pantone.com