No século passado, na década de 1960, quando o economista alemão Theodore Levitt escreveu o artigo Miopia de Marketing, provavelmente não imaginava que ele seria tão atual e necessário neste século, em que o metaverso vem sendo apontado por especialistas como uma ferramenta capaz não só de agilizar a construção e retenção de mensagens para a construção de marcas, mas também de destruir brands já consolidadas, podendo gerar as temidas crises de reputação e imagem.
Mas, será que os profissionais que lidam com a Comunicação, seja em agências ou em empresas, estão preparados para essa nova realidade ou permanecem tão míopes quanto estavam lá nos idos de 1960?
Em minha opinião e experiência profissional, não. Daí o título deste artigo!
Vamos partir do conceito de miopia, que – de forma bem simples e leiga -, nada mais é do que um erro no sistema de funcionamento dos olhos, que faz com que a gente perca o foco visual das coisas, enxergando-as borradas. Em outras palavras, a gente vê, mas realmente não enxerga as coisas como realmente elas são em sua totalidade.
É exatamente isso que tenho vivenciado no universo corporativo ou institucional da Comunicação. Profissionais que por desinteresse, insegurança ou, até mesmo, arrogância e alienação, tornam-se míopes em suas áreas e, por não enxergarem nitidamente o cenário, acabam rejeitando inovações que poderiam fazer com que fossem muito mais produtivos, criativos e, talvez, valorizados nas posições que ocupam dentro de suas organizações.
Prova disso é que a maior parte dos meus clientes – sejam empresários ou profissionais liberais -, continuam achando que Comunicação e Marketing são sinônimos, assim como acreditam que uma assessoria de imprensa faz post em mídias sociais e faz aumentar as vendas rapidamente (como se fosse mídia paga).
É muito comum, ainda, vermos empresas só buscarem uma agência ou uma consultoria em comunicação para “apagar incêndio”, ou seja, quando uma crise já se instaurou e começa a afetar o faturamento. E o pior! Vemos agências, consultores e especialistas em gestão de crises corporativas aplicando os mesmos conceitos e entregando as mesmas soluções do século passado, ignorando os recursos que hoje a tecnologia oferece nessas situações.
Assim como tem gente que se recusa a usar óculos ou fazer uma cirurgia para corrigir de vez a miopia, há comunicólogos, experts em mídias sociais, relações públicas, jornalistas, assessores de imprensa ou seja lá qual for o nome do cargo dentro do universo da Comunicação, que se recusam a conhecer e aprender a utilizar ferramentas como a Educomunicação – a qual emprega a tecnologia e a didática educacional para ampliar o alcance do conhecimento e da informação por meio das ferramentas comunicativas, a fim de corrigir a própria miopia e a de seus clientes, permitindo que todos possam enxergar mais nitidamente cenários e estratégias verdadeiramente eficazes e inovadoras.
E você, já parou para pensar se prefere enxergar bem ou permanecer míope?
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Syl Cordeiro é CEO da Plena Palavra Consulting. Comunicóloga e educomunicadora com mais de 30 anos de atuação no mercado corporativo.