DNA DE MARCA - Sua marca tem mais poder que os influenciadores.

Sabemos que nos últimos anos o número de influenciadores nas redes sociais, principalmente no Instagram, cresceu drasticamente. Segundo pesquisa realizada pela Influencity, plataforma de marketing de influenciador, em 2020 havia mais de 9 milhões de influenciadores apenas no Instagram brasileiro mas, apesar dos números exorbitantes, uma pesquisa realizada este ano pela Global Web Index, empresa de segmentação de público, revelou que marcas são mais seguidas que influenciadores nas redes sociais.

A pesquisa revelou que 33% da geração Z segue marcas, enquanto 28% seguem influenciadores, o cenário é ainda mais diferente se você olhar para a geração X, 31% seguem marcas e apenas 16% seguem influenciadores. Atualmente muitas marcas apostam em parcerias com esses influenciadores, mas esquecem que a sua principal força pode estar em usar as próprias redes sociais para divulgar conteúdos relevantes e… por que não trazer um influenciador para aparecer nas redes sociais da empresa?

Uma pesquisa realizada pela Stackta em 2021 revelou quais tipos de conteúdo são mais autênticos e, em primeiro lugar, ficaram os conteúdos criados por clientes, em segundo lugar, os conteúdos criados pela marca, e em terceiro lugar, os conteúdos criados por influenciadores. Esses dados nos dão um panorama melhor sobre o poder das marcas na comunicação com seus consumidores através dos próprios perfis nas redes sociais, sem ter a necessidade de contratar sempre um porta-voz para chegar até eles.

Não podemos esquecer que o número de seguidores de uma pessoa não significa que esta pessoa é influente. O número de seguidores é uma métrica que transmite apenas reputação. Ou seja, uma pessoa ou uma marca que possui muitos seguidores transmite que ela possui uma reputação perante os outros usuários, mas isso não é sinônimo de influência. Por isso, que tal investir em um profissional qualificado para a criação de conteúdos autênticos para sua marca? Essa é a melhor maneira de se destacar nas redes sociais.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo. É criadora do blog pippoca.com, atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais e no momento atua em agências de publicidade e é colaboradora em diversos blogs.