DNA DE MARCA - Quando sua marca vira nome de um vírus.

O coronavírus já matou mais de 200 pessoas na China e infectou quase 10 mil, além de dezenas de outros casos suspeitos em outros países. Este está sendo o assunto do momento em todas as mídias. Mas algo inesperado aconteceu: pessoas estão associando o nome do vírus ao nome da cerveja Corona.

Segundo dados do Google Trends, ferramenta que apresenta os termos mais buscados na plataforma, expressões como ‘beer virus’ (vírus da cerveja) e ‘corona beer virus’ (vírus da cerveja Corona) tiveram uma enorme procura na plataforma a partir do dia 18 de janeiro. No Twitter, a marca de cerveja alcançou um pico de 2,3 milhões de citações diárias no dia 22 de janeiro.

Memes circulam nas redes sociais que brincam com a coincidência de nomes entre o do vírus e o da cerveja, porém, todo esse cenário não deixa claro se o nome da cerveja se tornou popular graças à ignorância das pessoas ou pelo humor. Até o último dia 8 a marca não se pronunciara sobre o assunto.

Como se trata de um vírus perigoso, a associação com o nome da marca não é nada positivo. Em 1988 o presidente da Ayds (uma marca de doces), passou pela mesma situação e optou por mudar o nome da marca, após sofrer queda de 50% nas vendas, pois o nome se assemelha ao nome da doença AIDS, que ficou em destaque na época.

Em situações assim é importante que a empresa realize um monitoramento contínuo dos assuntos nas redes sociais. É preciso estar pronto para agir, para reduzir danos e pensar em estratégias para reverter a situação. Neste caso, vale a pena investir em uma comunicação para informar a todos que a cerveja não possui nenhuma relação com o vírus, assim evita-se que a ignorância de muitos afete as vendas do produto.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Cursa especialização em Mídias Digitais na Universidade Positivo. É criadora do blog pippoca.com e atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais.