O Carnaval é uma época em que diversas marcas procuram estar presentes nos eventos para criar lembranças memoráveis em momentos de alegria. Apesar da festividade, há um problema antigo que atinge os foliões: o roubo de celulares. A Tim, empresa de telefonia, e o Google, empresa de tecnologia, resolveram auxiliar o Estado e os clientes para evitar esse problema.
Em 2024, houve uma queda de 48% no número de roubos e furtos de celulares. Ainda assim, 686 celulares foram roubados no período de Carnaval em todo o estado de São Paulo, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP). A queda se deveu ao novo portal do governo chamado Celular Seguro, o qual bloqueia de forma ágil celulares roubados, evitando que os ladrões acessem aplicativos bancários, por exemplo.
Pensando nesse problema, a empresa de telefonia Tim aproveitou para lançar uma tecnologia que promete ajudar a proteger as pessoas em relação a roubos e furtos de celulares. A ferramenta se chama “Tim Block Pin” e consiste em uma espécie de broche tecnológico que ficará integrado ao smartphone de quem o utiliza. Se por acaso o smartphone for afastado do broche por 10 metros, ou mais, o aparelho será bloqueado automaticamente.
A empresa de tecnologia Google também deu início a uma campanha com o intuito de conscientizar a respeito dos recursos que podem ser utilizados para prevenir roubo de celulares baseado em IA. As forças policiais de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo receberão treinamento. Em 2024, a empresa lançou no Brasil três recursos de segurança para celulares Android que geram o bloqueio da tela de dispositivos em situações de roubo ou furto, oferecendo uma camada extra para quem vai curtir o Carnaval.
Ao se juntar ao Estado em busca de segurança dos cidadãos, as empresas automaticamente estão dizendo que se importam com os clientes e querem oferecer a eles uma melhor experiência, seja no Carnaval ou com a marca. É claro que o mercado brasileiro favorece essa prática, já que o Estado muitas vezes não consegue proporcionar a todos os cidadãos o que de direito todos deveriam receber. É nessas horas que marcas aproveitam para se associar a causas e criar conexões mais genuínas.
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Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestre em Administração pela PUC-PR. É criadora do blog pippoca.com, host do podcast Loop Out Cast, atua como pesquisadora, é autônoma e colaboradora em diversos blogs.