DNA DE MARCA - Quando a vida pessoal dos famosos vira publicidade.

Recentemente a vida da cantora Luísa Sonza virou assunto nacional e comentada por diversas pessoas nas redes sociais. Tudo isso porque a cantora, que anunciou recentemente o fim do casamento com o humorista Windersson Nunes, anunciou o relacionamento com o cantor Vitão só poucos meses depois do seu antigo relacionamento acabar.

Rumores sobre uma possível traição tomaram conta das redes sociais, principalmente no Twitter, e piadas com o novo namorado da famosa começaram a surgir na rede. Algumas marcas perceberam o poder desse assunto e resolveram utilizar o fato para criar campanhas para engajar os clientes, mas será que essa é uma boa estratégia?

O aplicativo de entrega de comida, iFood, conhecido por criar notificações engraçadinhas – e de duplo sentido para engajar – achou que incluir o assunto do momento em uma notificação era uma boa ideia e enviou para seus clientes o seguinte recado com vários trocadilhos:

A marca utilizou como título uma música que Vitão e Luísa cantam juntos, além de usar a palavra ‘VINTÃO’ que remete ao nome do cantor e ‘TOMA’, última música lançada pela cantora Luísa Sonza. Não sei qual foi o resultado; o redator foi muito assertivo ao utilizar os trocadilhos, mas quem não estava por dentro do assunto talvez teve a interpretação da mensagem comprometida.

Um comentário do cantor Vitão em uma foto antiga em que Luísa Sonza e Windersson Nunes estavam juntos também virou meme, o cantor comentou ‘meu casal’, logo esse comentário foi associado a falsidade, algumas pequenas marcas também aproveitaram a popularidade do assunto e usaram como forma de publicidade.

Não podemos deixar de comentar que a criatividade do brasileiro é algo sensacional, mas será que abordar um tema tão delicado, como traição e fim de relacionamento de uma famosa, é um bom assunto para usar? Apesar da internet seguir um rumo totalmente sem controle, na maioria das vezes as marcas devem analisar se seguir o mesmo rumo é uma boa alternativa, pois podem ser mal interpretadas e gerar uma imagem de desrespeito e amadorismo para seu público, além de processos relacionados a calúnia e direitos autorais pela utilização da imagem dos cantores sem permissão.

Analisando o caso do iFood, a notificação foi bem inteligente e combina com o posicionamento da empresa, mas será que no caso da hamburgueria foi uma boa escolha? Já escrevi aqui sobre lacrar ou lucrar na internet e esse é um tema que sempre volta a discussão, mas parece que as empresas preferem não praticar a empatia e não perder tempo discutindo esse importante assunto.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Cursa especialização em Mídias Digitais na Universidade Positivo. É criadora do blog pippoca.com, atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais e atualmente é analista de mídias digitais na Magic Web Design.