Recentemente, a cantora Anitta – que fazia parte do conselho de administração do Nubank durante os anos de 2021 e 2022 e era embaixadora global da marca -, anunciou que é o novo rosto do Mercado Pago. Mas esse anúncio não foi feito de forma tranquila; a marca divulgou um comercial com um texto afiado no qual Anitta alfineta a antiga parceria com o Nubank. Saiba mais a seguir!
O Mercado Pago nasceu em 2004 como meio de pagamento do Mercado Livre. A marca cresceu, acumulou 60 milhões de clientes e ao longo dos anos a empresa foi muito atrelada à plataforma de e-commerce, não sendo tratada pelos concorrentes da forma que deveria. O Nubank foi uma das marcas que minimizou o poder do Mercado Pago. Em 2023, a empresa lançou seu banco digital e anunciou planos para se tornar o maior e melhor banco digital da América Latina e, para isso, precisou mudar seu posicionamento, a fim de ser percebido como um concorrente à altura do Nubank.
O Mercado Pago então se posicionou da forma que gostaria de ser visto pelos concorrentes. O lançamento de Anitta como embaixadora da marca foi marcado também por uma campanha que alfineta o Nubank, deixando claro que o relacionamento com o banco digital anterior não estava rendendo e ainda utilizando a frase “vai ficar roxo de vontade?”, se referindo à cor principal da marca. É claro que a campanha deu o que falar e com certeza não teria a mesma repercussão se o Mercado Pago tivesse optado por seguir caminhos seguros.
Esse posicionamento nos lembra do posicionamento adotado pelo Burger King, o qual, sempre que possível, alfineta o McDonald’s, deixando a marca Burger King em evidência diversas vezes por conta desta escolha.
Se de alguma forma a marca se vê longe dos holofotes e sendo menosprezada pelos concorrentes, adotar o posicionamento de alfinetar as marcas do setor pode ser uma boa escolha, desde que sejam levadas em conta diversas questões para que o tiro não saia pela culatra. Em um mundo onde há uma grande disputa pela atenção, quem encontra a melhor estratégia de branding e posicionamento sai na frente. Muitas vezes a coragem é a principal arma de uma marca.
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Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestre em Administração pela PUC-PR. É criadora do blog pippoca.com, host do programa Pop Plot na Rádio Cultura de Curitiba, atua como pesquisadora, é autônoma e colaboradora em diversos blogs.