DNA DE MARCA - O protagonismo da internet.

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Os jovens são responsáveis por lançarem tendências e por influenciarem outras gerações e, por isso, é sempre bom ficar atento ao que eles andam fazendo. Bom exemplo são as gírias que surgem todos os dias na internet. Algumas se tornam clássicas e saem do mundo virtual para o mundo real.

A Skol fez a lição de casa e trouxe as gírias populares do mundo virtual para suas latas. A ação foi produzida em parceria com o Facebook e a Endemol Shine Brasil. A campanha foi baseada na série ‘Tour das Tours’, uma novela social disponível na internet e produzida também em parceria com essas empresas. A novela é baseada no Lana Del Rey Vevo (LDRV), um grupo do Facebook que conta com mais de 400 mil membros e é nele que nascem os principais memes da internet.

A Skol apresentou um pack exclusivo com seis latas de 269 ml. Cada lata traz uma gíria do mundo virtual: arroba, fanfiqueira, biscoiteira, afrontosa, atenta, embuste. Não conhece o significado dessas gírias? Fique tranquilo, pois é possível encontrar o significado delas em cada latinha.

Além de produtos, as discussões da internet estão virando pautas e campanhas para as marcas, gerando engajamento com o público on-line.

A campanha realizada pelo biscoito Oreo em 2015 entrou na briga para decidir se o certo é dizer biscoito ou dizer bolacha. A marca resolveu responder à youtuber Jout Jout, que havia feito um funk respondendo a esse questionamento. O vídeo desenvolvido pela Oreo levou a internet à loucura e até agora possui 48 mil visualizações. Clique aqui para conferir o vídeo que originou a thread.

Outra marca que também entrou na onda das discussões da internet foi a Heinz. A empresa fez uma enquete on-line com seus seguidores com a seguinte pergunta: ‘de que lado você está na polêmica do ketchup na pizza?’. A votação foi realizada no site da marca, no BuzzFeed e no Twitter, e teve a participação de mais de 200 mil pessoas. 63% delas disseram gostar da combinação ketchup e pizza. Após o encerramento da enquete a empresa divulgou uma ‘carta aberta aos amantes de ketchup Heinz na pizza’. Confira a seguir:

O importante é ficar atento aos assuntos do momento e identificar oportunidades para a criação de campanhas e interações com os consumidores. A internet está cada vez mais forte e conquistando o protagonismo.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Cursa especialização em Mídias Digitais na Universidade Positivo. É criadora do blog pippoca.com e atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais.

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