No dia 31 de agosto de 2024 a rede social X, antigo Twitter, foi bloqueada para os usuários do Brasil após o CEO da empresa, Elon Musk, descumprir as normas estabelecidas no Marco Civil da Internet, uma delas em relação a obrigatoriedade da empresa ter um representante legal no país.
Depois do bloqueio, diversas discussões surgiram na internet, uma delas sobre o número de redes sociais que temos disponíveis atualmente: Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, Threads, Snapchat e muitas outras menos populares. Será que precisamos mesmo de tantas redes sociais?
Com o fim do X, muitas pessoas comentaram sobre estar sofrendo de uma certa abstinência com a falta da rede social, algumas recorreram a redes sociais semelhantes e menos populares para driblar esse problema, o que já nos mostra como nosso relacionamento com as redes sociais não é saudável e está mais relacionado a uma memória muscular do que a vontade de fato de consumir aquele conteúdo.
Outra discussão que vi poucas pessoas comentando foi em relação a como o fim do X impacta as marcas. Algumas marcas como Netflix e Burger King, por exemplo, eram bem ativas na rede social e mantinham uma relação bem próxima com seus seguidores, o que tornava a marca um pouco mais acessível e humanizada. Com o fim do X, acompanhamos também o fim dessa relação despreocupada e íntima entre marcas e seguidores, pois como cada rede social possui uma dinâmica única, tentar reproduzir essa dinâmica em outras redes sociais, com certeza, levará muito tempo e pode não funcionar.
Um dos setores que mais perde com o fim do X com certeza é a TV aberta, principalmente os reality shows. O X tornou-se a plataforma oficial para as pessoas interagirem e comentarem ao vivo o programa e agora será necessário pensar em novas formas de engajar o público que frequentava a rede social.
Essa discussão pode ir ainda mais longe: e se todas as redes sociais acabassem agora? Como sua marca faria para compreender o comportamento e a opinião do público, oferecer seus produtos e serviços? Será que ainda sabemos fazer marketing sem internet? Eu espero nunca ter que responder a nenhuma dessas perguntas, mas é sempre bom ter em mente o que pode estar nos esperando daqui para a frente.
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Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração pela PUC-PR. É criadora do blog pippoca.com, host do podcast Loop Out Cast, atua como pesquisadora, é autônoma e colaboradora em diversos blogs.