DNA DE MARCA - Negócios baseados em tecnologia e inteligência artificial ganham espaço.

Share Button

As empresas estão tentando inovar e economizar cada vez mais com funcionários. Neste pensamento, marcas que apostam na honestidade das pessoas e na força da tecnologia começam a chegar no Brasil.

Inspirado em um autoatendimento da Austrália, o empresário Murilo Specchio resolveu criar a Honest Market Brasil durante a pandemia de Covid-19. A empresa é uma franquia que oferece bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, refeições congeladas, mercearia, biscoitos, doces, salgadinhos, itens de home care e cuidados pessoais. Para comprar o cliente precisa escolher o produto exposto sem restrição na estação que funciona 24 horas, em seguida, deve escanear o código de barras no leitor do totem ou por aplicativo e fazer o pagamento. A marca baseada na honestidade dos clientes já conta com mais de 50 franqueados em nove estados brasileiros, o objetivo é facilitar as compras pontuais, sem que as pessoas precisem se deslocar para outros endereços ou até mesmo, aguardar o delivery por um produto de consumo imediato.

Outra franquia que chamou a atenção foi a Colorido, uma franquia pioneira em vending machine de algodão-doce. A empresa oferece uma máquina de algodão-doce 100% automatizada que dispensa a necessidade de um operador e tem capacidade de produção de até 250 unidades com uma carga total de insumo. Roberto Lemos, fundador da marca, disse que conheceu a vending machine de algodão-doce em uma feira na China e resolveu trazer para o Brasil. Atualmente, a Colorido está em dez estados do país e conta com filas para experimentar a novidade.

É claro que é incrível ver a tecnologia sendo usada para otimizar a produção e gerar lucro, mas não podemos esquecer que as pessoas precisarão ser alocadas em novos locais de trabalho para que problemas maiores não surjam ao longo do tempo. Inicialmente, a ideia de máquinas fazerem todo o nosso trabalho é empolgante, ver um robô fazendo um algodão-doce é incrível tanto para as crianças quanto para os adultos, mas observando as novas tendências vamos ver que em um mundo não tão distante a falta de emprego será um dos nossos maiores problemas.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestranda em Administração na PUC-PR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e colaboradora em diversos blogs.