Como tornar um produto popular e acessível em uma das marcas mais renomadas e valiosas do país? A Havaianas é um ótimo exemplo que reforça a frase: é tudo sobre posicionamento.
É comum marcas nascerem sem saber exatamente como querem ser vistas pelo mundo, ou melhor, pelo consumidor. É por isso que criar uma identidade para a marca é o primeiro passo para criar uma comunicação clara com seu público. A Havaianas surgiu como um calçado acessível que era usado pela classe mais baixa ou para determinados tipos de programas, como ir à praia ou à piscina, porém, seu posicionamento voltado ao público com menor renda estava afastando os consumidores com alto poder aquisito de usufruírem do produto. Foi quando a marca teve uma virada de chave.
A Havaianas começou a investir em seu ponto de venda e em modelos exclusivos, conseguindo então se conectar com um público que anteriormente não era o foco da marca. Seguindo esse posicionamento, a Havaianas passou a ter reconhecimento nacional e internacional.
A marca mostra que está focada em elevar o seu posicionamento, principalmente fora do Brasil. Recentemente, a Havaianas anunciou Gigi Hadid como sua nova embaixadora global. Ela é supermodelo, empreendedora e diretora criativa. Anteriormente, a marca utilizava apenas figuras brasileiras para estrear campanhas. Desta vez, a Havaianas mostra o seu desejo de se consolidar ainda mais no mercado internacional.
Maria Fernanda Albuquerque, vice-presidente global de marketing da Havaianas, comentou que a marca começou como um item básico funcional e se tornou uma declaração de estilo.
O que podemos concluir com o case da Havaianas é que para atingirmos os objetivos desejados precisamos agir de forma intencional. Criar o posicionamento de uma marca não é uma tarefa fácil, muito menos mudá-lo, exige tempo, paciência e estratégia para que ao longo dos anos os clientes compreendam qual é a identidade daquela marca e crie significados para ela.
–
Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e Mestre em Administração pela PUC-PR. É criadora do blog pippoca.com, host do programa Pop Plot na Rádio Cultura de Curitiba, atua como pesquisadora, é autônoma e colaboradora em diversos blogs.