DNA DE MARCA - Devo entrar nessa onda?

Sabemos que meme é um tipo de conteúdo engraçado que se espalha rapidamente pela internet. Muitas vezes ninguém sabe como surgiu e como tomou aquela proporção. O mesmo acontece com assuntos em alta, como o lançamento de um filme, série, música, entre outros.

A primeira coisa que um publicitário pensa depois que um novo meme ou assunto surge é ‘vamos criar algo com esse tema’. Não podemos negar que um conteúdo com tom de humor e entretenimento pode gerar mais engajamento que outros, mas será que o assunto do momento tem relação com o posicionamento da marca com a qual estamos trabalhando?

Um exemplo disso é a série ‘Game of Thrones’, seriado de grande sucesso que chegou ao fim esse ano e fez com que várias marcas desenvolvessem conteúdos relacionados ao tema. Diversas promoções e campanhas foram criadas com esse assunto, muitas delas conseguindo obter resultados positivos, outras nem tanto. Até a marca Dorflex, remédio para dor de cabeça e dores musculares desenvolveu um vídeo que fazia alusão à série. Nos comentários da postagem notou-se a maioria dos fãs surpresos, pois consideravam a marca muito ‘séria’ para utilizar tal linguagem e consideraram a propaganda oportunista – no bom sentido -, desenvolvida apenas para fisgar os fãs de Game of Thrones.

Antes de criar um conteúdo para não ficar de fora da onda, pense se o tema possui relação ou se encaixa com o posicionamento da marca. Não vale a pena deixar o posicionamento de lado apenas para fisgar outras pessoas que podem não ser potenciais clientes. Lembre-se que dezenas de marcas estão tentando fisgar o consumidor usando o mesmo assunto ao mesmo tempo.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Cursa especialização em Mídias Digitais na Universidade Positivo. Atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais. Atua como produtora de conteúdo na agência Seward Comunicação Integrada.