DNA DE MARCA - Demissões em massa e Inteligência Artificial: o que está acontecendo com as 'big techs'?

Nos últimos meses acompanhamos diversas notícias que informavam a demissão de uma grande parcela de empregados das big techs, entre elas a Microsoft, Spotify, Twitter, Meta e Google.

Somando todas as demissões dessas grandes empresas, foram mais de 50 mil funcionários demitidos e não parou por aí, outras empresas que atuam no mercado da tecnologia também diminuíram o quadro de funcionários recentemente, como a PagSeguro, 99, Rock Content, entre outras, num total de mais de 200 mil colaboradores demitidos só no setor de tecnologia.

Com a popularidade do ChatGPT, uma Inteligência Artificial criada pela empresa OpenAI, com sede em San Francisco, os rumores de que a tecnologia seria uma das culpadas pelas demissões em massa ganharam destaque na internet. O ChatGPT é uma Inteligência Artificial capaz de criar textos, contos, poesias, receitas, códigos de programação e muito mais.

Mas logo as empresas resolveram se manifestar e justificar as demissões. As justificativas foram parecidas, todas diziam estar em busca de redução de custos e ganho de eficiência, além do medo de recessão e economia incerta.

Especialistas dizem que o cenário mudou completamente para as big techs, pois durante a pandemia as empresas experimentaram um boom do mercado digital e agora, com a volta das atividades presenciais, as empresas precisariam se readequar à nova realidade de demanda.

Enquanto durante a pandemia vimos o mundo online sendo a única opção para grande parte das empresas, agora já não precisamos mais ser refém dele, com o fim da pandemia de Covid-19 e o boom de festivais musicais, festas e ativações presenciais, as empresas viram de volta seu leque de opções aumentar e precisaram, sim, readaptar-se a nova realidade.

Apesar do mundo online nos proporcionar momentos incríveis, o ser humano sabe que tem coisas que apenas o mundo offline pode proporcionar ou que apenas os humanos sabem fazer, mas enquanto não tivermos 100% de certeza disso, muitas pessoas ainda vão sofrer as consequências da ambição de grandes empresas e marcas.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e mestranda em Administração na PUC-PR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e colaboradora em diversos blogs.