DNA DE MARCA - Como salvar a reputação de uma marca?

Muitas marcas já usaram o rebranding ou a criação de uma nova marca como ferramenta para salvar a imagem desgastada. É como se essas ferramentas servissem como uma espécie de amnésia para a mente dos consumidores.

Um dos casos mais famosos foi da empresa Odebrecht Engenharia e Construção que mudou a identidade visual depois de ficar no centro do maior escândalo de corrupção do Brasil, investigado pela Lava Jato.

Mudando de assunto, agora para falar de outra marca que também não possui um bom histórico. Recentemente um ocorrido chamou a atenção nas mídias; um casal negro foi agredido em uma das lojas Atacadão em Salvador por suposto roubo de leite em pó. Depois do ocorrido, a rede de supermercados afirmou que afastou a equipe de prevenção e rescindiu o contrato com a empresa de segurança responsável pelo local.

O que muita gente não se atentou é que o Atacadão é do grupo Carrefour, supermercado de mesmo nome que coleciona diversos atos absurdos. A seguir, vamos lembrar de alguns deles:

Em novembro de 2020, o soldado João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos, foi espancado e morto por dois seguranças em uma unidade do supermercado Carrefour em Porto Alegre.

Em agosto de 2020, um promotor de vendas do Carrefour faleceu enquanto trabalhava em uma unidade do grupo em Recife e seu corpo foi coberto com guarda-sóis e cercado por caixas para que a loja seguisse em funcionamento.

Em dezembro de 2018, um cão que estava no estacionamento de uma das lojas da empresa, em Osasco, morreu após ser envenenado e espancado por um funcionário.

Em outubro de 2018, funcionários da empresa, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, agrediram um homem negro, porque ele abriu uma lata de cerveja dentro da loja, mesmo afirmando que iria pagar pelo item. Ele foi perseguido pelo gerente da unidade e por um segurança e depois encurralado em um banheiro, onde recebeu um mata-leão.

Esses foram apenas alguns casos em que o supermercado Carrefour agiu com descaso e violência. A partir de 2021 notamos a diminuição de supermercados com o nome Carrefour, que deu lugar ao novo supermercado do grupo: o Atacadão.

É importante lembrar que o rebranding ou a criação de uma nova marca é uma ótima forma de reposicionar uma empresa no mercado, mas só funciona se as atitudes da marca também mudarem. A marca Atacadão ainda terá muitos anos pela frente, mas se continuar seguindo as atitudes da antiga marca Carrefour, seu destino poderá ser o mesmo, a diminuição de lojas ou até mesmo o fim.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo e mestranda em Administração na PUC-PR. É criadora do blog pippoca.com, atua como pesquisadora, é autônoma e colaboradora em diversos blogs.