DNA DE MARCA - Collab: a parceria entre marcas pode ser vantajosa.

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Collab, atualmente, é conhecida como vídeos gravados em parceria com outros YouTubers para alcançar diferentes públicos. Mas isso anda acontecendo também no mundo das marcas. Duas marcas se juntam para lançar um produto em parceria ou para divulgar uma à outra e, assim, alcançar diferentes públicos.

Recentemente as marcas Adidas e Prada uniram sua tecnologia e inovação para lançar uma coleção inspirada pela navegação a vela. Essa collab chamou a atenção pois é a primeira vez que uma griffe italiana se junta a outra marca. Os produtos serão um tênis e uma bolsa que terão o logotipo das duas marcas e foram pensados para unir moda e performance. Podemos observar que houve uma junção dos dois logotipos para o tênis da coleção (genial!).

Com essa coleção a Prada irá atingir pessoas que nunca utilizaram a marca e a Adidas também. É uma colaboração vantajosa para ambas as partes.

Outro exemplo de collab é a que foi realizada entre a Sadia e a Amazon no Natal de 2019. A marca de alimentos disponibilizou uma série de receitas de Natal na assistente virtual da Amazon, as quais podiam ser acessadas via comando de voz. Dessa vez houve uma troca bem interessante entre duas marcas de segmentos diferentes que, através da união, conseguiram um buzz interessante para as duas empresas.

As parcerias sempre foram bem-vindas, escolher a estratégia e o parceiro perfeito pode ser uma ótima ação para as marcas, mas parece que ainda muitas delas não possuem a ‘mente’ tão aberta para esse tipo de ação, e os consumidores acabam vendo pouco disso à disposição.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Cursa especialização em Mídias Digitais na Universidade Positivo. É criadora do blog pippoca.com e atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais.

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