DNA DE MARCA - A nostalgia é uma ótima estratégia de negócio.

Nas últimas semanas o Grupo Boticário, marca de cosméticos, anunciou uma parceria com o Bubbaloo, o chiclete com recheio líquido que fez parte da infância de muitas pessoas que atualmente são potenciais compradores da marca.

Usando o apelo “cheiro de infância”, a marca lançou uma edição limitada de produtos com cheiro de chiclete tutti-frutti, um dos sabores mais famosos do Bubbaloo. O aroma faz parte de toda a nova linha Cuide-se Bem Bubbaloo, que inclui sabonete líquido, sabonete em barra, cremes hidratantes, body splash, creme de mãos e gloss labial. Alguns produtos até imitam a consistência da calda que recheia o chiclete.

Toda a comunicação visual foi inspirada nos anos 1980 e 1990, quando o produto fez bastante sucesso. A diretora da categoria Corpo & Banho do Boticário, Vanessa Machado, disse que “a união das marcas traz um apelo nostálgico para muitas pessoas. Além disso, esse tipo de colaboração gera curiosidade e desejo imediato do consumidor”.

As collabs possuem grande poder na hora de incentivar a compra de um produto. Quando você consegue trazer boas memórias com as collabs, o sucesso é certo – e foi o que o Grupo Boticário fez. Por ser uma edição limitada, o sentimento de escassez faz com que o consumidor realize a compra muito mais rápido do que geralmente faria. O objetivo da marca ao firmar essa parceria foi a de reforçar a oferta de linhas jovens, acompanhando as tendências atuais de comportamento e mercado, pois é preciso estar sempre em busca de novos consumidores.

O lançamento foi um dos mais comentados nas redes sociais e o Grupo Boticário ganhou muita mídia espontânea, um resultado já esperado para quem uniu pensamento estratégico e análise de mercado antes de lançar um produto arriscado e extremamente segmentado.

Maria Gabriela Tosin é graduada em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e especialista em Mídias Digitais pela Universidade Positivo. É criadora do blog pippoca.com, atuou como pesquisadora na área de artes e mídias digitais e no momento atua em agências de publicidade e é colaboradora em diversos blogs.