Quem nunca acessou as redes sociais para se informar, relaxar ou fazer uma pausa no dia e foi bombardeado por dezenas, talvez centenas, de anúncios de produtos e serviços diversos? A sensação que surge, em muitos casos, é uma mistura de raiva e frustração.
Nas redes sociais, assistimos a uma corrida desenfreada das marcas pela atenção dos usuários, com o objetivo de vender produtos e ocupar um espaço privilegiado na mente do consumidor. Plataformas como TikTok, Instagram, Spotify e YouTube estão saturadas de anúncios, voltados a um público que passa boa parte do dia conectado.
Certamente, em algum momento, você foi impactado – ou talvez incomodado, dependendo do seu humor – por anúncios de protetor solar, pilhas de longa duração, camisas “impossíveis de amassar” ou a oferta de 35 parcelas de 999 reais por um carro moderno. A lista de exemplos é longa, mas o ponto central é outro.
Qual o impacto desse bombardeio de peças de propaganda nas redes sociais e como ele afeta a experiência do usuário? São tantas camadas que daria uma palestra, mas vamos nos limitar ao óbvio com alguns complementos.
É evidente que os usuários estão cada vez mais impacientes com o volume exagerado de publicidade presente em todos os momentos e lugares. O sentimento de exaustão causado por anúncios repetitivos e muitas vezes sem qualquer apelo criativo vem afastando as pessoas das redes sociais. A falta de conexão com a audiência e a abordagem excessivamente comercial tiram o encanto da publicidade, que já perdeu o limite entre apresentar um bom produto e simplesmente irritar o público.
Outro ponto relevante e preocupante para as marcas é a eficácia questionável da publicidade nas principais plataformas. Segundo pesquisa do DAIVID, 84% dos vídeos publicados por marcas no TikTok estão abaixo das expectativas, e 60% deles são facilmente esquecidos, comprometendo o retorno sobre o investimento.
Apesar do crescimento das redes sociais e sua relevância no cotidiano das pessoas, os resultados não têm sido satisfatórios para grandes marcas que investem milhões em campanhas publicitárias, influenciadores e patrocínios. Nesse cenário, o que fazer? Qual o caminho ideal para as empresas que precisam divulgar seus produtos e captar a atenção dos usuários?
Diante desse cenário desfavorável, o caminho mais eficaz para as marcas é apostar no marketing de conteúdo, preferencialmente orgânico, e na otimização (SEO), para que o seu conteúdo seja facilmente encontrado pelo público-alvo. Também é fundamental adaptar o mesmo ao formato de cada plataforma e entender como funcionam seus algoritmos.
A pesquisa da DAIVID deixa claro: ou as marcas se conectam aos desejos do público ou os milhões investidos em publicidade o serão em vão. Valorize o conteúdo orgânico e conquiste a atenção genuína da audiência.
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Nathália Meireles é especialista em Marketing Digital, com foco em conteúdo direcionado para as áreas de Transformação Digital, Inovação e Marketing. Graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), cursa pós-graduação em Marketing Digital e Transformações Empresariais na Universidade Cruzeiro do Sul. Acredita que a escrita tem o propósito de estimular a geração de insights valiosos e contribuir para a sociedade. Além disso, é a mente por trás do blog Dig. Insights Hub, em que atua como criadora e escritora.