DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA - Vamos começar do princípio? Por Raissa Sales.

Muito prazer! Meu nome é Raissa Sales e pretendo dividir aqui no portal OCI algumas reflexões, minhas e de outros colegas da área, sobre os muitos Desafios da Comunicação Pública.

Quando se trata de Comunicação Pública nada mais justo do que partir do princípio porque estamos nos referindo a mensagens que visam atender ao maior número de pessoas, sem distinção de qualquer natureza. O que se fala, o que se faz é comum, é de interesse de todos.

PRINCÍPIO s.m

O que serve de base a alguma coisa; Causa primeira, raiz, razão.

Quem está subordinado à Administração Pública Direta e Indireta deve guiar sua conduta com base em alguns princípios que estão listados no artigo 37, da Constituição Federal:

– Legalidade: na Administração Pública só é permitido fazer aquilo que está expresso na lei;

– Impessoalidade: as atitudes de quem está na Administração Pública tem que visar ao interesse coletivo;

– Moralidade: tem relação com honestidade e conformidade. Não é uma qualidade, é um pré-requisito de quem está na Administração Pública;

– Publicidade: além de divulgar, tem que estar clara a mensagem, de maneira a ser transparente nos atos;

– Eficiência: busca por obter excelentes resultados, otimizando recursos com celeridade.

A Comunicação Pública se sustenta em todos esses princípios, ou seja, o começo dela não existe se um desses pilares estiver corroído. Trazer o conceito de ‘tornar comum’ é antes de tudo uma questão de viver em sociedade. Quem nela não está?

Raissa Sales atua na área de Comunicação desde 2002. Trabalha em uma das maiores empresas de saneamento do país e está Secretária-Geral no Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas, 3ª. Região (Conrerp3). www.linkedin.com/in/raissasales/