Muito prazer! Meu nome é Raissa Sales e pretendo dividir aqui no portal OCI algumas reflexões, minhas e de outros colegas da área, sobre os muitos Desafios da Comunicação Pública.
Quando se trata de Comunicação Pública nada mais justo do que partir do princípio porque estamos nos referindo a mensagens que visam atender ao maior número de pessoas, sem distinção de qualquer natureza. O que se fala, o que se faz é comum, é de interesse de todos.
PRINCÍPIO s.m
O que serve de base a alguma coisa; Causa primeira, raiz, razão.
Quem está subordinado à Administração Pública Direta e Indireta deve guiar sua conduta com base em alguns princípios que estão listados no artigo 37, da Constituição Federal:
– Legalidade: na Administração Pública só é permitido fazer aquilo que está expresso na lei;
– Impessoalidade: as atitudes de quem está na Administração Pública tem que visar ao interesse coletivo;
– Moralidade: tem relação com honestidade e conformidade. Não é uma qualidade, é um pré-requisito de quem está na Administração Pública;
– Publicidade: além de divulgar, tem que estar clara a mensagem, de maneira a ser transparente nos atos;
– Eficiência: busca por obter excelentes resultados, otimizando recursos com celeridade.
A Comunicação Pública se sustenta em todos esses princípios, ou seja, o começo dela não existe se um desses pilares estiver corroído. Trazer o conceito de ‘tornar comum’ é antes de tudo uma questão de viver em sociedade. Quem nela não está?
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Raissa Sales atua na área de Comunicação desde 2002. Trabalha em uma das maiores empresas de saneamento do país e está Secretária-Geral no Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas, 3ª. Região (Conrerp3). www.linkedin.com/in/raissasales/