Deixar fluir. Por Neusa Medeiros.

Aceitar o risco ou perder a oportunidade. De fato, existe um tempo em que nos dizem: você é muito novo! Outro; não é o momento! Ou: agora, o seu tempo já passou! Não deixe engessarem os seus sonhos e planos. Viver é agora, e, portanto, deixe acontecer.

Nem sempre as coisas sairão como desejamos. Na real, podem até ficar melhor que o sonhado. Vai saber, sobre os desígnios do destino; as tramas do universo; os planos ocultos, que são executados na calada da noite.

Sendo assim, aprenda a sentir o universo e use a atração das boas energias ao seu favor. “Problemas são treinamentos, não o destino final”, já disse o escritor Tiago Brune. Acredito que os dias não precisam ser solitários e sofridos. Vamos manter o foco, mas vivendo e aproveitando durante o caminho, fazendo valer cada desafio.

A vida tem o sabor dos temperos que a gente coloca. Às vezes, salgamos demais; outras adoçamos muito; e existe, também, a opção sem tempero, que é terrível! Saber dosar é o encanto da vida, pois sem emoção tudo fica muito sem graça.

Tem vezes que o aplicativo GPS da vida avisa, mas a gente acredita que conhece bem a rota e vai na direção errada até o fim, para finalmente se arrepender lá adiante. Mas que vontade incontrolável é essa de adiar a felicidade, mudar constantemente de rota? Um dia pode ser tudo, menos perdido. Não deixar a vida expirar é urgente e necessário. Cuidado para não correr o risco de assistir os dias passando como um filme que não tem o seu roteiro.

Então, que tal mudar o que é possível, deixar fluir? Corte o cabelo ou troque a sua cor; deixe barba, tire o bigode; vista roupas que nunca teve coragem de usar; diga o que ainda não foi dito, por falta de coragem ou por excesso de censura. Comece a mudança por fora e quando menos esperar estará mudado por dentro. Para melhor!

Hoje, seguindo o conselhor do escritor Erick Tozzo, “já deixei recado e mandei avisar: estou saindo para ser feliz e demoro muito a voltar”.

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.