Nada se compara à beleza de doar o seu tempo para quem precisa ser ouvido. A grandeza deste gesto sempre será lembrada. Quando escuto alguém, com total interesse, ofereço além da atenção, a empatia e o desejo de ver o outro bem.
Não é sobre trazer soluções prontas, encontrar respostas escondidas nas frestas da dúvida. É muito mais do que isso. É olhar com os olhos da alma e ouvir com o coração. É oferecer a sua presença desinteressada e valorizar as conexões de verdade. É ser pleno e intenso com o outro, colocando a sua fala num lugar de destaque, dando valor ao que transborda. É estabelecer uma relação de confiança que une as pessoas por um fio invisível. É ser inteiro em meio a tantas pessoas que são pela metade.
Você é maior do que as suas dúvidas, os seus medos, as crises, as críticas destrutivas, as inseguranças, a falta de amor. Você é pessoa rara, afinal, a sua maior definição começa na beleza do coração e na transparência da sua alma. Ninguém consegue ser uma réplica sua, porque você é singular. Quem não identifica a sua grandeza nem merece a sua companhia.
Perceber um interesse genuíno, além da escuta, transcende o imaginário. É divino! É transformador! É único! Todas as pessoas que vierem depois não saberão o quanto a jornada foi intensa, somente vocês dois. Tudo o que foi falado e ouvido não deixará dúvidas. Foi magia e nem longo tempo irá desfazer.
Pense agora em quem já teve essa escuta inteira e verdadeira, que transformou um momento difícil ou triste em aceitação e serenidade. Agradeça por esse encontro de almas capaz de oxigenar as ideias, irrigar esperança na veia e abastecer o corpo de confiança em dias melhores.
Tudo que dói, após cicatrizar, é possível transformar em experiência. Seja a pessoa que ajuda a curar e não a que provoca as cicatrizes. Foi lutando que você chegou até aqui, então valorize a sua caminhada e escolha em quem confiar. “Há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre”, sentenciou a jornalista e escritora Cecília Meireles. É fato!
–
Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.