— Boa tarde, qual o seu nome e em que posso ajudar?
— Boa tarde. Quero reclamar sobre um pedido que chegou e não é meu.
— Seu nome, por favor?
— Katarina Maria de Oliveira e o seu?
— Olana. Anote, por gentileza, o protocolo da ligação: 35744.29/25
— Anotado! Olana, em 5 de janeiro, fiz pedido de um vestido de noiva; dei todas as medidas; o tipo de tecido e o site da empresa informou que ele sairia para entrega no dia 15, uma vez que encaminhei o desenho e já fiz o pagamento.
— Qual o número do pedido, senhora?
— Eu posso continuar?
— Sim, claro.
— Pedido número 7458399. Sabe o que chegou em minha casa no lugar de um vestido de noiva?
— Não é possível saber, senhora. Mas encomendou um vestido de noiva por um site?! É muita loucura o que fez!
— Por um acaso é da sua conta? É Katarina, por favor!
— Desculpe, senhora, mas este pedido não consta em nosso sistema.
— Como assim, não existe esse pedido?
— Lamento, senhora!
— É Ka-ta-ri-na! Eu preciso soletrar?
— Tenha calma, Katarina. Ou teremos de encerrar a ligação. Não há pedido com este código.
— Repetindo: 7-4-5-8-3-9-9. Digitou certinho?
— É meu trabalho, Katarina. No entanto, ele não consta em nosso sistema.
— E como será feita essa devolução? Eu não comprei fogareiro e muito menos uma barraca de acampamento. E o número que consta na entrega é o mesmo do meu pedido.
— Lamento não poder ajudar. Algo mais?
— Quero falar no setor de reclamações.
— Infelizmente, é impossível transferir a ligação, senhora Katarina. O canal da ouvidoria é em outro número. Acesse nosso site para fazer a reclamação no canal adequado.
— Não me chame de senhora, eu só tenho 25 anos. Pode passar o número, pelo menos?
— Lamento, senhora, por não poder ajudar mais.
Fim da ligação. Katarina estava bastante nervosa, pois faltavam apenas 5 dias para o casamento e o vestido ainda não havia sido entregue. Precisou conter os ânimos para não explodir emocionalmente com o atendimento na ouvidoria. Largou o celular por um tempo, tomou uma água, respirou fundo e partiu para nova ligação. “Tenha calma, Kate! Sua terapeuta sempre diz isso”, pensava ela.
— Ouvidoria, Jucilene, boa tarde. Por favor, diga seu nome completo e se tiver o protocolo anterior, agradeço.
— Katarina Maria de Oliveira, protocolo número 35744.29/25. Pelo amor de Deus, estou aguardando atendimento há 4 horas e 30 minutos.
— Sinto muito e peço desculpas. Vejo aqui que a senhora está reclamando sobre um pedido que teria chegado errado?
— Sim, obviamente. E não me chame de senhora, por favor. É Katarina!
— É força do hábito, senhora! Questão de educação.
— Não é isso! Como é tratar bem um cliente? É tratar como ele gosta de ser tratado. Então é Katarina, por favor. Gosto que me chamem pelo meu nome.
— Desculpe, senhora! Quer dizer, Katarina, já informamos que este pedido não consta em nosso sistema.
— Não é possível. Eu encomendei um vestido de noiva no dia 5 de janeiro e já fiz o pagamento. Está registrado no site que o produto saiu para entrega no dia 15 e hoje, após o almoço, recebi um fogareiro e uma barraca de praia!
— Sinto muito por não poder ajudar, mas o pedido não está em nosso sistema. Tem certeza de que a encomenda foi feita em nosso site? Aqui é uma loja de departamento e não de alta costura.
— Estranho, pois a embalagem do fogareiro e da barraca pertence à loja de vocês. Só um momento que vou pegar meus óculos.
— Não demore muito, Katarina. Estamos com uma fila grande de atendimento.
— Verifica, por favor, se o final do código é 899 em vez de 399.
— Sim, é 7458899. Confira o endereço, por favor: Rua das Amendoeiras, 745?
— Exato! Então, quem enviou esta encomenda?! Eu nem gosto de acampamento! Detesto mato. Fui mordida por uma cobra há alguns anos. Não gosto nem de lembrar. Tenho trauma de mato!
— De acordo com o pedido, consta o nome de Márcia Oliveira.
— Só faltava essa! A minha irmã?! Ela sabe que odeio mato! Um baita presente de grego que eu ganhei!
— Então o problema está resolvido, Katarina?
— Mas e o meu vestido de noiva? Faltam 5 dias para o meu casamento. E pelo presente de grego, eu vou fazer o quê, né? Obrigada.
— Não acredito que a senhora tenha encomendado um vestido de casamento por uma loja online?
— Vou precisar repetir que meu nome é Katarina? O que você tem com isso se eu comprei um vestido de noiva pela internet. E passar bem!
— Nós agradecemos o contato e, por favor, permaneça na linha para avaliar o atendimento. Tenha uma boa-noite.
A noiva, claro, não avaliou o atendimento, ela ainda estava à procura do vestido que não chegou. Consultou novamente o site da empresa e teve uma surpresa:
Ela havia entrado em contato com a empresa errada. Começou a rir da situação, mas, de tanta vergonha, não quis ligar para a empresa e pedir desculpas.
Verificou novamente o número do pedido e, por coincidência, os códigos eram parecidos. O site indicava que o vestido chegaria ainda no mesmo dia.
Por volta das 21 horas, a encomenda chegou. Katarina se recompôs. Estava ansiosa para ver seu vestido dos sonhos.
Recebeu a encomenda e, quando abriu a caixa, desmaiou de susto.
Ela somente acordou quando o namorado, Daniel, a pegou pelos braços, dizendo:
— Meu bem, já é tarde. Amanhã você tem o Dia da Noiva às 8 da manhã. E nosso casamento é às 21 horas. Você está cansada.
— Quê?! Com essa mortalha de defunto, eu não me caso nem morta!
— Como assim, Kate? Você estava dormindo no sofá e chegou até a gritar como se estivesse falando ao celular.
Ela voltou a si. Estava suada, nervosa, tremendo bastante:
— Dani, você acredita que tive um sonho horrível? Sonhei que liguei indignada para uma empresa porque recebemos, de presente de casamento, um fogareiro e uma barraca de acampamento da Márcia! E o pior de tudo: encomendei meu vestido de noiva pela internet e chegou uma mortalha preta de defunto!
— Sonho bastante criativo, né? Vamos dormir, querida. Isso é estresse pelo nosso casamento amanhã. Seu vestido é lindo!
— Não pode ser! Você viu o meu vestido? Ai, meu Deus! Vai dar azar! Já começou com este pesadelo.
— Para, garota! Nem vi você vestida de noiva. Está cansada! Vamos dormir, meu bem. Vamos?
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Imagem: Free Fun Art por Pixabay.
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Juliana Fernandes Gontijo é jornalista por formação e atriz. Uma redatora apaixonada pela escrita criativa, cultura de maneira geral, que ama escrever, contar histórias reais ou fictícias.