CRÔNICA - Não se abandone! Por Neusa Medeiros.

Mesmo que os desafios assustem; que as dificuldades sejam grandes; os empecilhos façam sombra nos sonhos; e as limitações tenham crescido; não se abandone. Não se deixe para depois. Se queira bem, de verdade, com incertezas ou falta de reciprocidade.

Navegue sabendo que existem dias de vendaval, de águas turvas, de repuxo, mas, também, de calmaria, o que nos dá equilíbrio emocional para seguir. A vida acontece no presente, independente das circunstâncias. O passado nos acompanha, tendo sido leve ou não; e o futuro nos espera, sem certezas, somente desejos.

Não temos tempo sobrando para perder, então, escolha bem o solo e plante esperança. Se a amargura chegar, se permita chorar, pois a cura acontece de dentro para fora. Tente se distanciar do problema para enxergar a solução com mais clareza. Se não for a ideal, aceite a provisória e aprenda também com este tempo. Experiências frustrantes servem para dar um norte nas futuras vivências. Reconheça que existem vários caminhos que levam até a felicidade. Identificar é um desafio que devemos nos permitir viver.

Se for preciso mudar, rompa a barreira do medo e mude. Começar de novo não significa erro de rota. Penso que recomeçar deveria ser um verbo mais usado. Ao reavaliarmos onde estamos e aonde desejamos chegar, passamos a ter mais clareza e entendemos que algumas decisões merecem ser reinventadas. Renascer… conjugados em diferentes tempos, nos mostra que a vida é especialista em reviravoltas.

Quando nos acolhemos e não nos abandonamos, alguns fatos são compreendidos sem o peso do julgamento. Nem tudo acontece no nosso tempo, mas sabemos que nenhum movimento é em vão. Existe uma espera; momentos em que a vida fica suspensa; que precisa ser entendida e aceita. O resultado deste movimento – que fazemos mesmo sem tanta clareza – nos aguarda em algum lugar. É uma mistura de fé com confiança.

Como diz o escritor Augusto Cury, “revise suas rotas, refaça seus caminhos, gerencie seus pensamentos, administre sua emoção”. Tenha fôlego para passar pelos desafios sem se contaminar com o desânimo. Encontre estratégias para driblar os pedaços difíceis, acreditando que, após as provações, ficamos mais preparados para saborear o lado doce da vida. Respira e vai!

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.