COMUNICATIO HUMANUM EST - Marketing Institucional: 3 motivos para por em prática na sua empresa. Por Maria Beatriz.

O marketing institucional é uma estratégia que contribui para a construção da boa imagem de uma empresa. Neste texto você vai entender porquê investir nessa prática.

O conceito

Antes de nos aprofundarmos nos motivos para você colocar em prática ações de marketing institucional, que tal entender a definição?

O marketing institucional é a prática que tem por objetivo transmitir ao mercado e stakeholders (todos os públicos que têm relação com o negócio), os valores, missão e visão da organização.

Com isso, gerar uma boa percepção em relação à marca e, consequentemente, a longo prazo, estabelecer sua autoridade.

E quando falamos em autoridade, falamos também da marca estar presente na memória e recordação do público.

Agora que você já sabe o que é marketing institucional, leia abaixo 3 motivos para por em prática ações que podem potencializar a marca da sua empresa:

1. Criar diferenciação

Vivemos tempos em que há obstáculos na comunicação, concorrência entre empresas e uso frenético das redes sociais.

Trata-se do mundo BANI (acrônimo em inglês que significa, em tradução livre: frágil, ansioso, não linear e incompreensível), e nele, o trabalho de criar e estabelecer uma imagem positiva para as empresas é uma tarefa cada vez mais complexa e desafiadora.

Nesse contexto, o posicionamento das marcas tornou-se um fator de diferenciação e de critério de escolha para consumidores, candidatos e funcionários.

2. Gerar relacionamento com o público

A maneira como uma organização se comunica com seu público – interno e externo – e o que ela compartilha, estabelece conexão, possibilita diálogos e gera relacionamentos.

E é justamente essa proximidade que vai resultar no tão almejado engajamento das pessoas.

3. Aumentar o awareness da marca

Há inúmeras opções de produtos e serviços no mercado, mas algumas marcas são reconhecidas como referências pelo público. Isso porque além de conhecidas, elas se destacam das demais possibilidades e ofertas disponíveis.

Essa relevância muitas vezes está atrelada à confiança e qualidade que demonstram. Trata-se da consciência da marca e o valor de mercado que possui.

Marcas marcam

Com os 3 exemplos acima fica claro que investir em marketing institucional é imprescindível para qualquer negócio ser reconhecido como uma boa empresa – para se consumir produtos e serviços, trabalhar e/ou investir.

Uma marca forte e reconhecida se constrói a longo prazo, utilizando técnicas e ferramentas adequadas, mas principalmente, tendo discurso e ações alinhados e coerentes.

Maria Beatriz é formada em Letras pela USP (Universidade de São Paulo), realizou o programa executivo Communication, Design and Innovation na CSUN em Los Angeles, e é pós-graduanda pela ECA/USP em Comunicação e Marketing. Comunicóloga com experiência em Comunicação Corporativa, Interna e Endomarketing – no mercado financeiro e segurador.