EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Escrever é um exercício. Por Alessandra Assumpção.

Quem executa a prática sabe o quanto é infalível para quem quer escrever conteúdos genuínos. Escrever passou do luxo à necessidade, e quem faz isso consegue criar histórias dentro do seu contexto de uma forma que crie conexão.

Para o educador e conhecido escritor Içami Tiba, escrever é tão importante quanto falar bem. Por isso é tão importante para que você consiga desvendar o mundo onde seu leitor vive e ainda representá-lo através das suas palavras.

Escrever é desafiador. Juntar palavras com frases e ideias para que no final tudo faça sentido é realmente algo que todas nós podemos fazer e para isso é preciso praticar, deixar a imaginação e a criatividade fluírem sem rumo.

Separei algumas dicas para que você pare de procrastinar e crie o hábito de escrever todos os dias:

1. Deixe fluir.

Comece escrevendo o que vier na sua cabeça, seja algo do seu negócio, da sua vida pessoal, uma curiosidade, algo que aprendeu;

2. Escreva o quanto quiser.

Não se prenda a escrever trechos curtos ou longos, escreva o quanto fizer sentido para você e já comece a pensar se alguém se interessaria em ler;

3. Leia bastante.

Nada melhor do que ler para conhecer novas palavras, para entender como ter uma linha de raciocínio no seu texto e também conhecer novas formas de linguagem. Pode ser conteúdos literários, notícias, matérias da internet, acompanhar informações dos concorrentes, o que importa é ler!

4. Conte uma história.

Para escrever do seu negócio, use a técnica do storytelling, onde você conta uma história, falando sobre o herói ou anti-herói de forma que tenha um enredo. Se inspire em filmes de Hollywood (a maioria tem o personagem principal, um porque, vilões, desafios e um final);

Se crie

Crie seu método e a sua voz, no mundo empresarial ou pessoal. Existem diversos exercícios de escrita criativa, onde você pode escolher o que mais te agrada. Pesquise modelos de escrita, se inspire em outras pessoas e mãos a obra.

Transforme o seu desejo

Liberte a escritora que existe dentro de você e comece a escrever todos os dias, Deixe de lado a falta de tempo ou de inspiração, os bloqueios e pratique. É uma longa caminhada, mas quanto mais você demorar para começar mais estará longe de ter a escrita autêntica a seu favor.

Que tal começar com pequenos textos que falam sobre a sua história, o seu negócio, o seu propósito e os seus sonhos para o futuro… Está pronta?

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt