Estar nas redes sociais sem um objetivo e uma estratégia muito bem definidos pode ser algo comparável a tentar pilotar um avião sem uma rota ou um plano de voo. Além disso, também é de grande importância que se estabeleça formas de mensuração dos resultados para aferir a sua presença nas redes sociais.
Um dos primeiros mitos que precisamos desfazer quanto tratamos de métricas é que iremos acompanhar ‘apenas números e planilhas’. Isto por que uma empresa pode ter (1) poucos seguidores, mas um elevado grau de engajamento, e (2) um número reduzido de curtidas, porém uma comunidade fiel e realmente embaixadora da marca.
Mesmo que sua empresa acompanhe muitas métricas, ou seja, dados brutos sobre o resultado das ações e campanhas planejadas, é muito válido que também se dedique tempo e atenção aos chamados KPIs, ou seja, os indicadores-chave de performance.
São esses KPIs que vão ajudar você a entender melhor como dada métrica está se desdobrando ao longo do tempo. Então, antes de criar uma crença cega em números e métricas, defina muito bem o que você precisa saber e qual o objetivo desta análise. Olhe para os dados e veja o que pode ser extraído. Depois, então, estabeleça os KPIs fundamentais para cada canal, plataforma ou rede social.
Um abraço e até a próxima!