CIRCUITO DA LIDERANÇA - Liderança e o poder de parar. Por Gisele Mírian.

Share Button

‘Após a ação dê espaço a uma reflexão silenciosa. A partir dessa reflexão virá mais ação efetiva’. Peter F. Drucker.

Um dos meus mantras preferidos é: respira, inspira e não pira… Uma pequena parada para respirar muda o nosso estado emocional, reorganiza os pensamentos e sentimentos, e com isso conseguimos pensar de forma mais assertiva. Se essa pequenina parada pode fazer um bem danado, imagine as paradas mais elaboradas e planejadas? Elas são necessárias e estratégicas.

Eu dei uma parada na escrita da coluna no mês passado, quando tirei dez dias de férias, e fui com meu irmão visitar nossos pais. Foi uma viagem incrível. Fomos de carro, uma viagem que somou quase 3.000 km, entre ida e volta. Essa viagem trouxe muitas reflexões, momentos de alegria nos quais pude parar, respirar e perceber de fato o quanto o poder de parar é benéfico e valioso. Porém, me refiro ao poder de parar realmente, onde você fica 120% presente no presente.

Todos nós, na maior parte do tempo, estamos correndo, preocupados, vivendo com excesso de passado ou com o excesso de futuro, esquecendo de viver uma fatia interessante, chamada presente. Às vezes, podemos sentir que faltam soluções ou outras opções. Porém, a falta do hábito de parar para refletir é que nos dá a sensação – ou nos faz acreditar – que não temos outras possibilidades.

Mas todos nós, sem exceção, precisamos de um lugar e um tempo para parar. Não fomos ensinados a isso. Com a evolução e mudanças a todo tempo, estamos começando a perceber – e para alguns até a compreender – que parar é tão importante quanto seguir. Parar para refletir é uma das atividades mais valiosas que podemos fazer para crescer.

Parar para refletir nos faz avaliar se estamos na rota certa. Sugiro que você, inclusive, encontre um lugar ou vários lugares que te permitam essa parada estratégica. Àqueles que estão mais próximos de mim e sabem da minha paixão por café: minhas paradas acontecem com frequência em cafeterias. Gosto de unir o útil ao agradável. Não tenho uma exclusiva ou preferida, pois gosto de conhecer novas cafeterias, sempre que possível. Acredito que cada uma delas me proporciona uma experiência diferente que posso acrescentar à minha jornada, somar ao meu conhecimento e assim agregar valor ao meu trabalho. Também amo os espaços abertos e de contato com a natureza. Os parques me proporcionam um respirar leve, fluído, que me faz sentir em paz. Você pode escolher o que melhor combina com você. Seja o seu escritório, um quarto, uma poltrona especifica, um espaço que te acolha e te proporcione o recolhimento.

O poder de parar, principalmente quando se é um líder, seja liderando uma equipe, uma área, um novo negócio ou o desenvolvimento dos filhos, é uma decisão sábia, um ato de generosidade consigo mesmo, de forma que te proporciona um olhar diferente sobre a vida e o seu desenrolar. A pausa proposital expande e enriquece o nosso pensar.

Quando tiramos um tempo para pensar e refletir, é importante que nos façamos perguntas, claro, as certas. As perguntas direcionadas nos estimularão a um pensamento criativo. As perguntas bem-feitas penetram no centro da questão e disparam novas ideias e percepções.

Normalmente as perguntas precisam ser adaptadas às situações, ao contexto. Porém, algumas delas podem ser direcionadoras das paradas estratégicas. Você pode criar o hábito de parar uma vez ao final do dia, por 10 a 30 minutos, e refletir sobre o seu dia. Qual foi o seu maior aprendizado? O que eu poderia ter feito de diferente ou melhor? Pode também deixar como seu combinado íntimo parar uma vez por semana e também se fazer as perguntas que te permitam refletir e redirecionar o caminho se necessário for. Algumas que nos ajudam: Qual o meu maior bem? Qual a minha maior responsabilidade? Qual a minha maior virtude? E a minha maior vulnerabilidade? Estou sabendo reconhecê-los? E o que estou fazendo para mudar isso? Qual a minha emoção mais valiosa? Estou sabendo valorizar as pessoas da minha equipe, da minha família? Como estou servindo aos outros? Qual o meu melhor hábito? Você pode se perguntar a respeito de qualquer área da sua vida a fim de parar, refletir, concentrar e aprender.

Seja o que você quiser realizar na sua vida e o lugar em que você se encontra agora em sua jornada. Dois pontos que determinarão quais áreas em que mais precisará pensar hoje, adaptando as perguntas a si mesmo. Porém, um fato importante é: permita-se perguntar e registrar todas as respostas. Você pode adotar um caderno, uma agenda ou mesmo o celular para anotar as suas respostas. Você vai perceber que escrever ajuda a descobrir o que realmente sabe, pensa e acredita.

Quando nos comprometemos com o processo nos fazendo as perguntas mais difíceis, estamos nos permitindo crescer, nos tornando líderes melhores e capazes de proporcionar crescimento aos outros também. Qual a área em que você precisa crescer agora? Existe alguma questão de que não quer tratar? Por acaso se sente estagnado em sua carreira? Está falhando em ser bem-sucedido nas relações mais importantes da sua vida? Os momentos de paradas podem fazer parte sua agenda diária, semanal e anual. Incluir este hábito em sua rotina e responder às perguntas permitirá um crescimento e desenvolvimento alinhados.

Desejo que você encontre a melhor forma de fazer as suas paradas estratégicas. Que você consiga parar um pouquinho por dia, um tanto por semana, várias vezes por mês e uma longa parada uma vez por ano. Que seja o seu momento!

Deixo aqui uma sugestão: parar um pouquinho, em um lugar só seu, colocar a música ‘Girassol’ – da cantora Kell Smith – para tocar e se permitir um pouco de reflexão. Aproveitando, deixo aqui uma frase da música: ‘Eu sei que cada um só tem a vista da montanha que escalar’.

Abraços e uma jornada repleta de paradas estratégicas!

Gisele Mírian – Especialista em Desenvolvimento Estratégico de Pessoas (www.linkedin.com/in/giselemirian) – Nordex Consultoria Empresarial (www.nordexconsultoria.com.br).

5 respostas para “CIRCUITO DA LIDERANÇA – Liderança e o poder de parar. Por Gisele Mírian.”

  1. Celeste disse:

    Parabéns 👏👏😍lindo muito bom ❤

  2. Celeste disse:

    Parabéns 👏👏😍lindo muito bom ❤ você arrasa!!

  3. Messias e Dione disse:

    A Vida é feita de direitos e deveres mas, é importante saber que para ter direitos, épreciso cumprir os deveres. Temos direito de começar, continuar e de pararmas todos esses aspectos devem ser executados com sabedoria. Começar é sempre desafiante, continuar perseverante è, e parar e parar com decisões sábias.

  4. Carla disse:

    Parabéns Gisele pelo texto. Excelente… uma parada para reflexão é super importante.

  5. Gisele, que bom que voltou com a corda toda.
    Dar uma parada é a oportunidade de estar presente, naquele momento e local.
    Isto é tão importante que é ensinado para meditar, a orientação básica é preste atenção na sua respiração (em você).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *