CIRCUITO DA LIDERANÇA - Liderança e o poder das palavras. Por Gisele Mírian.

Palavras são usadas para nos fazer rir ou chorar. Podem ferir ou curar. Oferecem-nos esperança ou desolação. Com palavras podemos expressar nossas intenções mais nobres, e também nossos desejos mais profundos.

Ao longo da história humana, os maiores líderes e pensadores usaram o poder da palavra para transformar nossas emoções, nos recrutar para suas causas e moldar o curso do destino.

As palavras podem não apenas criar emoções, como também ações. E de nossas ações, fluem os resultados de nossas vidas.

A maioria das convicções são formadas por palavras. E podem também ser mudadas pelas palavras.

Muitas pessoas conhecem o papel poderoso que as palavras desempenham na história, do poder dos grandes oradores para nos emocionar, mas poucos conhecem o seu próprio poder para usar as mesmas palavras a fim de se desafiar, ousar, levar a ação e procurar as riquezas maiores deste presente que chamamos de vida!

Uma seleção eficaz de palavras pode expandir nossas emoções mais fortalecedoras. É incrível como uma seleção de palavras inferiores pode, com a mesma certeza e agilidade, nos destruir.

A maioria de nós faz de forma inconsciente a escolha das palavras que usamos.

Quando se trata de palavras, temos um mundo de possibilidades à nossa disposição. Elas têm o poder de comandar. E se escolhermos com sensatez, com certeza impactaremos positivamente as nossas vidas!

As palavras que habitualmente você escolhe para expressar e partilhar a sua experiência também afetam a comunicação com você mesmo.

As palavras podem ferir o Ego ou aquecer o coração. Podemos mudar uma experiência emocional pela simples escolha de nossas palavras ou até para descrever a nós mesmos e o que sentimos. Assim, a escolha das palavras tem impacto direto nas nossas experiências.

As palavras transmitem intensidade emocional. Por isso, independente do meu papel ou hierarquia, as palavras que eu uso vão impactar as minhas relações, os meus resultados e a minha liderança, seja ela de uma equipe ou de mim mesma.

Usar palavras emocionalmente carregadas pode transformar o nosso estado emocional ou de outra pessoa. Por isso, a escolha de palavras adequadas para nossas experiências no dia a dia pode transformar nossa forma de nos relacionarmos. Principalmente, se eu estiver na frente puxando a fila, liderando uma equipe, pessoas ou um projeto. Quanto mais eu cuidar da minha seleção de palavras, melhores serão os meus resultados.

Ao longo da minha jornada, à medida em que colecionava aprendizados e saberes, fui alterando o meu vocabulário e trazendo mais assertividade e positividade para o meu dia a dia. Troquei a palavra difícil para desafiador, trabalhoso. A frase ‘o universo conspira’ é generosa. Assim, recebo muito melhor as experiências que a vida me manda. Afinal, tudo é um aprendizado! Parece ser uma coisa boba, sem lógica. Porém, o nosso cérebro gosta das coisas bem especificadas e quanto mais clara a nossa intenção e comunicação, inclusive na escolha das palavras, ele começa a trabalhar a nosso favor, com mais foco e direcionamento.

Portanto, para desenvolvermos nossa liderança assertiva, é importante cuidarmos do todo – competências, conhecimento e até mesmo a escolha das palavras. Quais palavras uso no dia a dia com a equipe, stakeholders, pares e parceiros? Como eu respondo à simples pergunta: – como você está? Você responde no automático e velho conhecido: – estou bem ou mais ou menos. Ou você se desafia e manda um: – eu me sinto espetacular! Me sinto em flow! Por mais simplista que possa parecer, isso cria um novo caminho neural para o prazer e pode mudar o seu estado emocional e das pessoas à sua volta. Apenas se permita, experimente mudar algumas palavras do seu vocabulário e veja o que muda para você. Lembrando, que não existe certo ou errado, existe o que melhor funciona para você.

Desejo uma jornada repleta de palavras positivas e poderosas!

Abraços!

Gisele Mírian – Especialista em Desenvolvimento Estratégico de Pessoas (www.linkedin.com/in/giselemirian) – Nordex Consultoria Empresarial (www.nordexconsultoria.com.br).