CIRCUITO DA LIDERANÇA - É caminhando que os caminhos se revelam. Por Gisele Mírian.

Share Button

‘Tornar-se um líder é a escolha mais crucial que alguém pode fazer – é a decisão de sair da escuridão em direção à luz’. Deepak Chopra.

Por mais que seja uma decisão crucial, muitas vezes não sabemos os caminhos mais assertivos que possam contribuir com o desenvolvimento da nossa liderança. Como mencionei em meu primeiro artigo, mesmo que não estejamos liderando uma equipe, estamos com certeza, à frente, liderando nossa vida. Assim, é sempre desafiador saber, com antecedência, se nossas escolhas estão a nosso favor ou não.

Com tempo vamos aprendendo que planejamento é uma estratégia importante para guiar nossas realizações. Porém, como sempre brinco, teoria e prática quase sempre não andam juntas. E às vezes alguns caminhos planejados não nos levam aos resultados esperados. Mesmo assim, planejar é necessário, pois baixa a ansiedade e nos proporciona um norte de forma que vamos nos direcionando. Contudo, vale ressaltar que o planejamento não pode ser rígido e sim flexível e fluído, de maneira que possamos ajustar as rotas, redefinindo os caminhos de execução, realização e conclusão.

Muitas vezes, ao longo da nossa jornada, vamos aprendendo os conceitos de liderança, vivenciando o dia a dia, vivendo na prática. Sem um planejamento bem elaborado e estruturado e sem saber o destino final, e à medida que caminhamos, caminhos incríveis vão se revelando, e assim, vamos nos fortalecendo, nos apropriando da nossa própria caminhada.

No meu trabalho tenho oportunidade de conhecer histórias diversas e distintas. Pessoas que escolheram se tornar líderes em suas carreiras e, então, buscaram por formação e experiências que os colocassem como líderes, formalmente. Outras pessoas, que por seus conhecimentos técnicos e habilidades, foram escolhidas como líderes. E aquelas que decidiram liderar suas vidas fazendo transformações necessárias, mesmo que doloridas, para que pudessem ter melhores resultados e novos caminhos.

Independentemente da situação em que estamos, e a nossa liderança é exigida ou é colocada à prova, é importante sabermos que à medida que nos colocamos em movimento, mesmo sem garantias de sucesso, nos permitimos e vamos caminhando diante dos desafios, vamos nos desenvolvendo, descobrindo o que funciona melhor para cada um de nós.

À medida em que caminhamos, os rumos vão se revelando, nos proporcionando experiências que nos ajudam a seguir em frente. Acredito que coragem e medo andam de mãos dadas, juntos. Se ainda não estamos totalmente confiantes e seguros dos caminhos escolhidos, vamos com medo mesmo. A inspiração incentiva e sustenta a transpiração. E todo o trabalho que temos para escolher, criar e construir nossos caminhos.

Que você possa se inspirar no seu dia a dia e encontrar seus melhores caminhos, fortalecendo a sua liderança. Inspiração, coragem e transpiração… aí vamos nós pelos caminhos da vida como seres integrais, cuidando dos campos pessoal e profissional.

Gisele Mírian – Especialista em Desenvolvimento Estratégico de Pessoas (www.linkedin.com/in/giselemirian) – Nordex Consultoria Empresarial (www.nordexconsultoria.com.br).

2 respostas para “CIRCUITO DA LIDERANÇA – É caminhando que os caminhos se revelam. Por Gisele Mírian.”

  1. Flávia Roque disse:

    E com os ensinamentos, incentivos e carinho da colunista Gisele Mírian a gente vai mais longe… obrigada ????????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *