Cinco ações simples - com ou sem custo - para integrar funcionários no 'home office'. Por Aline Molica.

O desafio de manter a cultura organizacional viva e humanizar a comunicação quando todos se vêem apenas por telas exige novas formas de promover o engajamento entre equipes. Sabemos que muitas áreas de comunicação ou mesmo empresas de pequeno e médio porte não estavam preparadas, financeiramente, para desenvolver ações durante a pandemia. Neste momento, portanto, investir em ações de custo baixo ou zero são uma excelente forma de manter todos juntos, e compartilho algumas dicas rápidas para executar na sua empresa.

Localize os influenciadores

Como falei neste texto aqui, você pode e deve mapear quem são os influenciadores dentro da empresa, isto é, aqueles que se tornam referência para mais informações, conselhos ou conhecimentos dentro de uma organização. Esse mapeamento pode ser por meio de pesquisa informal; nível de participação e engajamento nos canais da empresa; e/ou uma pesquisa quantitativa mais profunda. Vale apenas lembrar que influência nem sempre é sinônimo de incluir somente os colaboradores reconhecidos pela popularidade, os extrovertidos, pois eles só atingem um nicho. Ao fazer o levantamento de influenciadores, lembre-se de pensar na diversidade que sua empresa tem/valoriza.

Dê visibilidade a talentos internos

Muito provavelmente você deve ter profissionais que seguem carreiras paralelas ou possuem conhecimentos profundos sobre algo, por hobby. No quadro de funcionários deve haver um leitor voraz, um escritor de poemas, um instagrammer, um músico, um editor de vídeos, um maratonista, um cozinheiro de mão cheia, um bom fotógrafo, um amante de viagens, um expert em investimentos e por aí vai. Traga essas e outras histórias para dentro da empresa. Avalie se não vale bolarem juntos um webinar para que elas possam compartilhar seus conhecimentos sobre um determinado tema. Junto a eles, inclua um nano ou micro-influenciador externo para aumentar o interesse nesses debates.

Crie ações de conexão por afinidade

Desenvolva pequenas ações de premiação para movimentar redes internas em temas que criam rápido engajamento pelos interesses em comum com os colegas. Facilitar a integração de colaboradores por afinidade humaniza as relações profissionais e gera um ambiente mais leve. Você pode trazer ações de engajamento ligadas em interesses como: animais de estimação, culinária, veganismo, vegetarianismo, paternalidade ativa, diversidade e inclusão, meio ambiente, inovação, investimentos etc. Comece com um concurso de fotos de pets, passe pelo compartilhamento de receitas, até uma hashtag – tipo #dicadeinvestidor – para entendedores indicarem boas práticas, por exemplo.

Convide especialistas externos

Seja em lives solos ou em conjunto com colaboradores, busque palestrantes, influenciadores, professores e profissionais de outras empresas para contar histórias para seu time sobre temas alinhados à cultura organizacional. Em alguns casos, você pode ter custos, mas pode também investir em conversas com profissionais já parceiros da empresa e que realizam essas interações como uma forma de networking e troca de experiências.

Liderança precisa comprar as ideias

Fazer tudo isso como um soldado solitário pode funcionar sim, mas se houver apoio dos líderes da empresa, o engajamento virá mais rápido, certamente. Então, se o presidente, diretor ou gerente possuem hobbies e bancam estar com os funcionários em um webinar sobre seu lado músico ou como amante de fotografia, você tem mais chances de ter sucesso e em tempo recorde.

Imagem: foto de Allie – Unsplash.

Sobre mim – Trago aqui mensalmente temas sobre comunicação corporativa. Trabalho na área há 13 anos, atualmente, como consultora. Sou jornalista, formada pela PUC-Campinas, com especialização em Marketing pela Cásper Líbero e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Tenho um projeto pessoal no Instagram com dicas de currículo, LinkedIn e carreira, o Seu.Novo.CV: https://www.instagram.com/seu.novo.cv/. Contato: https://www.linkedin.com/in/alinemolica/