Carreira de consultoria permite o equilíbrio profissional e pessoal para as mulheres. Por Letícia Araújo.

Ser responsável por funções administrativas de extrema importância para o desempenho de um negócio. E, ainda, cuidar de seu lar, família e deveres domésticos. Assumir cada um desses papéis não é algo fácil – muito menos, em conjunto. A escolha entre a carreira e a vida pessoal foi um dilema comum para muitas mulheres. Mas, hoje, graças aos avanços tecnológicos, desempenhar estas funções simultaneamente e, com a mesma qualidade é mais que possível – inclusive por meio do empreendedorismo na área de consultoria.

A participação feminina no mercado de trabalho vem sendo severamente impactada, principalmente durante a pandemia. Em um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), este percentual ficou em 45,8% no terceiro trimestre de 2020, o nível mais baixo desde 1990. Dentre os diversos motivos influenciadores desse dano, a maior dificuldade em conciliar a produtividade no trabalho com as responsabilidades domésticas se agravou consideravelmente durante o isolamento social.

Estar 100% presente nessas atividades e, a todo momento, é extremamente difícil – mas não é mais motivo para que as mulheres desistam de um dos lados. Os avanços tecnológicos no mercado de trabalho abriram um leque enorme de possibilidades operacionais, que podem ser desempenhadas remotamente e, com a mesma qualidade de maneira equilibrada. Ainda, quando alinhadas ao desenvolvimento de pacotes de software de gestão, permitem um acompanhamento e controle mais assertivo sobre as tarefas, sem prejuízos no final.

Mesmo em um cenário adverso, a participação feminina no mercado de tecnologia cresceu significativamente nos últimos cinco anos. Segundo dados divulgados pelo Caged, sua presença aumentou em 60%, passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil em 2020. As oportunidades que elas podem encontrar no setor como consultoras são vastas e não há exemplo mais clássico dessa amplitude do que o dos cargos de gerenciamento de redes sociais. Com a digitalização do mundo corporativo, o que não faltam são recursos que facilitem o gerenciamento de tais plataformas, abrangendo as oportunidades de prestação de serviços com metodologias diversas de marketing e atendimento ao consumidor.

No quesito prático, hoje não há mais a necessidade de ter uma equipe completa interna mas, sim, a possibilidade de formar redes colaborativas de trabalho – com uma maior flexibilidade para contratação de profissionais externos, operando em conjunto para a entrega de determinado serviço. Prova disso é o segmento de consultoria com foco em RH e marketing, intensamente impactados durante a pandemia pelas novas formas de gerenciar um negócio à distância.

Os investimentos em treinamentos corporativos digitais também foram intensamente buscados nos últimos anos, por sua maior abrangência dentre os trabalhadores e, principalmente, facilidade de aplicação para todos e custos reduzidos. Para as profissionais, a possibilidade de transformar o conhecimento acumulado ao longo de sua carreira em treinamentos de qualidade e comercializá-los para empresas e pessoas físicas, se torna mais uma oportunidade de carreira empreendedora.

Deixar um cargo celetista pelo autônomo pode parecer uma escolha perigosa – mas, capaz de trazer grandes frutos para aquelas que desejam um caminho para equilibrar a carreira com uma maior qualidade de vida. É preciso focar na continuidade profissional e, acima de tudo, utilizar os enormes recursos tecnológicos a seu favor.

Letícia Araújo é mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação e diretora da Treinar Mais, plataforma que facilita a aplicação e gestão de treinamentos.

Sobre a Treinar Mais (www.treinamais.com.br)

A Treinar Mais é uma plataforma que facilita a aplicação e gestão de treinamentos online. De forma simples e intuitiva, tanto empresas quanto profissionais liberais disponibilizam uma quantidade ilimitada de conteúdos em vídeo e texto por meio de tecnologia cloud. A plataforma permite que consultores de RH, após diagnosticarem quais habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas em seus clientes, programem os treinamentos adequados para cada colaborador.