Branded Content tornou-se uma estratégia importante para as marcas que precisam, cada dia mais, capturar o interesse dos clientes e leads (potenciais clientes) que, no mundo digital, escolhem para quais veículos e canais querem entregar sua audiência e atenção.
Diferentemente da publicidade pensada para meios como a TV e o rádio, que oferecem poucos segundos para que o produto seja apresentado e para que o cliente seja estimulado à compra, a internet abre um outro leque de possibilidades, onde o espectador não precisa mais ter que aguardar pelo fim do bloco comercial para assistir o que realmente deseja, mas pode optar por ver apenas o que quer em múltiplos canais. Dessa forma, o tempo dedicado aos anúncios precisa ser algo atraente, que também entretenha, informe, divirta.
Pensando nisso, as marcas passaram a investir em conteúdos exclusivos que, longe de ter ‘cara de comercial’, entregam ao espectador mais um conceito do que um produto. O branded content veio para reforçar o sentimento do público com relação à marca: como esta marca se posiciona no mercado, quais os valores que ela dissemina, quais as especificidades pelas quais quer se tornar conhecida.
Vejamos alguns exemplos de branded content que foram bem sucedidos em conectar o interesse do público à marca:
Red Bull, ao representar o desejo de qualquer passageiro atrasado para o voo:
https://www.youtube.com/watch?v=Mv7J2CLBYBk
Dove, que não promete milagres de beleza, mas incentiva o amor próprio:
https://www.youtube.com/watch?v=XpaOjMXyJGk&feature=youtu.be
Always, que empodera o feminino através do conceito #likeagirl:
https://www.youtube.com/watch?v=XjJQBjWYDTs&feature=youtu.be
Itaú, que repagina o clássico motivacional de fim de ano:
https://www.youtube.com/watch?v=RNLyQjBhwpk
Honda, e o clipe do OK GO que sequer cita a marca que produz os monociclos:
https://www.youtube.com/watch?v=u1ZB_rGFyeU&feature=youtu.be
Oral B, e seu comercial divertido com Rodrigo Faro, nome forte na publicidade:
https://www.youtube.com/watch?v=Z9K1Pz7cI5c
BMW, no megalomaníaco driftmob rodado na Cidade do Cabo:
https://www.youtube.com/watch?v=vz2rAgXjkCA
Gatorade, e a animação sobre a vida de Usain Bolt:
https://www.youtube.com/watch?v=qtujkNnCYCc
Coca-Cola Brasil, que valoriza o poder de escolha do cliente:
https://www.youtube.com/watch?v=_tVCthKSqaA
Mas o que estas marcas fazem para converter vendas com o branded content?
A resposta é simples: diretamente, nada. Isso porque um branded content bem feito não vai se preocupar, em um primeiro momento, em aumentar as vendas. O que ele faz é conquistar a admiração do espectador e construir laços ou, em outras palavras, incentivar o chamado brand love.
Red Bull é um caso clássico de como uma marca conseguiu se consolidar através de uma imagem: hoje ela é conhecida por ser especialista e incentivadora de esportes de aventura. O conteúdo que ela gera não vai dizer, necessariamente, ‘Beba Red Bull’. Mas, sim, vai dizer: se você quiser praticar esportes diferentes, fazer coisas grandiosas ou quebrar recordes, conte com a gente.
Então, o que o branded content faz é gerar interesse com conteúdo de relevância, tal que extrapole o mundo da publicidade e invada o mundo do entretenimento, apresentando peças pelas quais, idealmente, o espectador realize uma busca ativa, comente a respeito, e ajude a viralizar, dessa forma fazendo com que a marca se torne referência no tema que aborda, criando brand equity (o valor intangível da marca) e brand love.
Assim, o público associará a marca a valores de maneira involuntária e automática. Mais do que gerar vendas pontuais, o branded content fideliza o cliente.
Agora que você já sabe o que o branded content faz, no próximo texto trataremos da diferença entre marketing de conteúdo e branded content. E porque eles precisam trabalhar juntos.
FONTES:
http://www.postdigital.cc/blog/artigo/o-que-e-branded-content
https://markeninja.com.br/entenda-o-que-e-branded-content-3/
https://agenciainsideout.com/entenda-o-que-e-branded-content/
https://rockcontent.com/blog/o-que-e-branded-content/
https://br.sharpspring.com/branded-content/
https://viverdeblog.com/branded-content/
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Suellen Amorim é jornalista pela UFOP e produtora audiovisual pela Universidade da Coruña, Espanha. Trabalhou em alguns jornais, como O Estado de S. Paulo, e atualmente é produtora para o canal Final Level do Youtube, de entretenimento infanto-juvenil, lançado em agosto de 2018 e que conta com mais de 3 milhões de inscritos.