BEM DIGITAL - Como descobrir a sua estratégia de marca?

Para você, profissional, posicionar-se e conectar com seus clientes, como descobrir a sua estratégia de marca?

A estratégia de marca é realizada através de um processo que integra (1) a sua essência de marca, (2) os seus objetivos de negócios e (3) as necessidades dos seus clientes, com o objetivo da troca de valor. Esse processo permite que você adquira a confiança na construção da sua marca baseado nas necessidades dos seus clientes e alinhado com os seus próprios objetivos.

Para elaborar uma estratégia de marca é necessário um conjunto de fatores e atividades que traduzam valor aos seus serviços e estabeleça uma relação com o seu público.

A sua estratégia precisa estar pautada em três pilares fundamentais: propósito da marca, objetivos e pessoas. Não é criada de um dia para o outro, mas, sim, uma construção contínua, com aprendizado durante todo o processo de construção.

Definições importantes para ressaltar nesse processo

  • A sua marca é a sua essência, o que deseja transmitir. A representação do seu propósito. Precisa ser claro para você e para quem consome o que você oferece.

– Atividade: Como é a sua marca? Quem é a sua marca? Qual é a sua missão? Em que acredita de todo o seu coração?

  • Objetivo de negócio, essa é parte crucial: o que deseja alcançar com a sua marca. Saber o que deseja é parte fundamental para definir como irá conquistar.

– Atividade: Por que começou o seu negócio? Qual é o seu propósito com ele? Analise objetivamente o seu segmento, com o olhar aos seus potenciais clientes.

  • Pessoas para quem você oferece o seu negócio. Quem consome a sua marca. Essa é a sua audiência, as pessoas-alvo do seu negócio. É para essas pessoas que a sua promessa de marca precisa ser clara e cumprir o papel proposto.

– Atividade: Quem é o seu público? Quais são as reais necessidades e problemas deles? Que valor que fornece a eles? O que o seu negócio resolve?

Responda esses tópicos e faça anotações!

A parte mais importante de qualquer estratégia é o planeamento. Seja um plano de marca ou um plano de negócios. O sucesso não está apenas na ideia, está no conjunto de ações realizadas para conquistar ou realizar a ideia conjugada com uma proposta de valor!

Bianca Andrade – Marketing Consultant na A/B Marketing. Experiência de 9 anos em Marketing, Digital e Comunicação, na gestão de Saúde e Bem-estar. Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UCB, MBA em Marketing Digital pela UVA, Especialização em Marketing Estratégico pela FGV e Mestranda em Marketing e Negócios Digitais pela UPT em Portugal.
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