BEM DIGITAL - As 4 fases do Marketing.

A diversificação dos meios e o avanço tecnológico proporcionaram à sociedade novas estruturas sociais de consumo e de relacionamento, impulsionando novos desenvolvimentos nas estratégias e operações de Marketing. Os meios digitais proporcionaram a integração em múltiplos canais e consequentemente mudanças significativas no mercado. Além de uma rica e poderosa evolução do Marketing e nas suas centralizações e descentralizações que trouxeram ao nível atual uma versão completa e complexa nas estratégias de atração, interação e conversão.

Para entender melhor a dinâmica da evolução, precisamos absorver os conceitos das 4 fases do Marketing, divididas assim:

FASE DO MARKETING 1.0

A primeira fase de desenvolvimento de Marketing nasceu ainda na revolução industrial, na era da padronização e no consumo em massa. O Marketing era orientado ao produto com abordagens mais focadas nas partes técnicas, operacionais e direcionadas ao consumo do produto, utilizando de suas características físicas e comerciais, tratando o consumidor apenas como um comprador do produto, além de uma comunicação sem qualquer diferenciação intangível para atrair clientes e apenas anunciando e divulgando de forma direta e objetiva.

FASE DO MARKETING 2.0

Junto com a era da informação, nasce também a fase 2.0 do Marketing. Com uma população com mais acesso a informação, o Marketing ganha novos atributos. Além do foco no produto, ganha focos como a ‘atenção’ e a ‘persuasão’ para conversar com clientes. Tem como objetivo atrair consumidores por itens de diferenciação e que geram sentido de benefício. A comunicação aborda mais do que atributos técnicos do produto. Sua atuação deseja converter a venda através da conquista do cliente. Passa a entender o indivíduo em suas necessidades de convencimento. Essa fase possui investimentos em inovação, tecnologia e valores de marca, com apelo aos diferenciais na conquista do público-alvo.

FASE DO MARKETING 3.0

Com o avanço de novas tecnologias de distribuição surge a terceira fase do Marketing. Com uma nova visão e missão aplicadas às estratégias na conquista do consumidor. Centralizada em questões humanas, o objetivo de comunicação e atração está em satisfizer a mente e o coração do consumidor. Uma nova fase na qual o consumidor deixa de ser uma massa, sendo compreendido como um indivíduo com mente, coração e espírito (Kotler, 2010). O propósito está em oferecer uma promessa que dê ao consumidor muito mais que um produto ou serviço, mas a perspetiva de uma vida melhor e/ou de um estilo de vida que faça sentido ao indivíduo. Foco em criar marcas, empresas, conteúdos e afins que se relacione com os valores e crenças dos consumidores, seus status e seus estilos de vida.

FASE DO MARKETING 4.0

A revolução das interações sociais no meio digital propiciou as diretrizes do Marketing 4.0. O foco nessa fase está no resultado da proliferação de dados, dispositivos e na integração entre o digital e o social. Compreende-se que as abordagens são centralizadas em conteúdo, integração e interação entre informação, conhecimento e relacionamentos. Na fase 4.0, existe um mix de necessidades que precisam ser atendidas, tais como: o produto, o valor, a necessidade social e o meio digital.

A fase atual, com o Marketing Digital, proporciona um ambiente mais colaborativo e participativo, os canais são híbridos para enviar e receber mensagens, onde marca e consumidores estão conectados. O digital veio para somar-se às estratégias já idealizadas nas fases anteriores e potencializar com o recurso social e digital.

‘Marketing 4.0 deve adaptar-se à natureza mutável dos caminhos dos consumidores na economia digital. O papel dos profissionais de marketing é guiar o cliente em sua jornada desde o estágio de assimilação até tornarem-se defensores da marca’. (Philip Kotler, 2018).

 

Todas as fase do Marketing possuem seus graus de importância na construção e evolução nas estratégias que envolvem a atração e conversão de clientes. Vale ressaltar que a fase 4.0 – com o Marketing Digital – o ambiente é muito mais interativo, personalizado e conectado. Um cliente que possui uma vida social digitalmente ativa, é atraído por produtos aos quais vendem muito mais do que um benefício, ou qualidades tangíveis, vendem vantagens, status, agregam valor, preenchem com conteúdos relacionados, estabelecem um estilo de vida e uma personalização que remete ao exclusivo ou a um grupo seleto.

A fase atual do Marketing (4.0) nos possibilita criar uma funil ou fluxo da jornada do consumidor, a fim de criar uma relação com ele. Essa conexão facilita a troca de informações e experiências. Promovendo o conhecimento da jornada do consumidor e transformando-o em cliente, e posteriormente podendo os tornar defensores da marca (produto ou serviço).

As estratégias de Marketing atuais devem levar em considerações as diferentes fases do Marketing e somatizar às melhores táticas e técnicas para estabelecer os princípios básicos para atrair consumidores e convertê-los em clientes e consequentemente melhorar os resultados.

Acreditamos que todas as fases do Marketing são partes importantes, cada uma deixa um pouco de direcionamento para elaborar estratégias e operações, contribuindo para resultados de sucesso. Separamos uma checklist dos pontos mais relevantes de cada fase:

Tornar o produto conhecido, para isso, é necessário descrever e explorar seus benefícios e vantagens, direta ou indiretamente;

Oferecer atributos de diferenciação – conhecer os concorrentes apresentar as soluções do porquê de escolher X e não o Y;

Definir bem o público-alvo e segmento de mercado para somar com os itens a seguir;

Entender os problemas e as necessidades do consumidor alvo para criar vínculos emocionais e/ou atributos intangíveis;

Vender além de um item; vender e cumprir uma promessa – para atrair com valor agregado da marca (produto ou serviço);

Utilizar de recursos digitais e de conteúdo que responda as dúvidas, que alcance e envolva socialmente o consumidor;

Fidelizar e engajar o cliente para que o mesmo seja um defensor da marca.

O que você considera ou destacaria como principal ganho nessa relação Marca X Consumidor, com as estratégias pautadas no Marketing 4.0?

Fontes:

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2016). Marketing 4.0: Moving from traditional to digital. John Wiley & Sons.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2010). Marketing 3.0: From products to customers to the human spirit. John Wiley & Sons.

Rocky E-commerce – rockyecommerce.com.br/como-surgiu-o-marketing-digital/
– Coca-Cola cria ‘anúncio para beber’ – https://exame.abril.com.br/marketing/coca-cola-cria-anuncio-para-beber/

– Pedigree – adsoftheworld

– Parmalat – campanha Mamíferos-Parmalat-1997 (imagem de divulgação)

– Kodak – Pinterest  – imagem de divulgação

Bianca Andrade – Marketing Consultant na A/B Marketing. Experiência de 9 anos em Marketing, Digital e Comunicação, na gestão de Saúde e Bem-estar. Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UCB, MBA em Marketing Digital pela UVA, Especialização em Marketing Estratégico pela FGV e Mestranda em Marketing e Negócios Digitais pela UPT em Portugal.
contato@abmarketing.pt / www.abmarketing.pt