Até a esperança pode cansar de esperar. Por Neusa Medeiros.

Não abuse da esperança, pois até ela pode cansar de esperar por uma atitude. Não adianta saber o que deseja e protelar a decisão. Após a arrancada, o movimento é que impulsiona a velocidade. Sem atitude tudo permanece igual.

Durma com ideias e acorde com atitudes, quem já não ouviu essa máxima? Pois saiba que quando protelamos demais, pensando não ser a hora apropriada, corremos o risco de perder o momento. Sempre irão surgir variáveis e outros olhares para uma mesma situação. A cada dia novos fatos vão se somando, afinal a vida é movimento.

Não se trata de ser impulsivo, destemido além da conta, precipitado. Tratamos aqui da demora em demasia para seguir ou decidir. Quando a atitude trava, os resultados respondem por si e nem sempre são os desejados. O lamento pode vir em forma de arrependimento. Uma pausa para reflexão é necessária, mas até quando não deixamos explícita uma escolha, mesmo assim, não definir também passa a ser uma opção.

Por isso, quando alinhamos as palavras com as atitudes, a vida vai ficando nos trilhos. Errando, se arrependendo das decisões, tendo que rever caminhos, dar uns passos atrás, independente disso, tentar nos tira da zona de conforto. Aprendemos a reconhecer o nosso querer. Passamos a detectar a parte ruim e a boa, e a escrever a nossa história.

Enfrente o medo e faça escolhas. Quando a confiança ganha espaço dentro da gente, mesmo errando existe uma força que sabe: a coragem nasce com a gente e os medos vão sendo aprendidos.

Por isso, tenha disposição para dar um passo à frente. Atitude é tudo, pois palavras o vento leva. Entre o sonho e a realidade, o que pode ser transformador é a decisão capaz de mudar uma história, uma trajetória, e determinar uma nova direção.

O caminho se fortalece, quando desafiamos o novo. A cada passo uma conquista se apresenta e assim, devagarinho, vamos aprendendo a lidar com os imprevistos. Então, apenas comece, a partir de atitudes menos emblemáticas. E, assim, quando menos esperar, já estará fazendo a sua história se tornar inesquecível, como merece.

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.