As mídias sociais como aliadas da educação corporativa. Por Letícia Araújo.

Não é novidade que as mídias sociais fazem parte do cotidiano das pessoas. Hoje, foge do normal e causa estranhamento aqueles que decidem não possuir uma conta em uma delas. E, cada vez mais, cresce o número de usuários destas redes.

Segundo o relatório Digital in 2019, desenvolvido pela We Are Social em parceira com a Hootsuite, 66% da população brasileira é usuária das redes sociais. Ainda de acordo com este relatório, estes usuários se concentram nas seguintes mídias, em ordem crescente de preferência: Youtube, Facebook, WhatsApp, Instagram, Messenger, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Skype e, por fim, Snapchat.

Vale lembrar que os dados desta pesquisa foram coletados e compilados antes da pandemia de Covid-19 e, portanto, o cenário digital estudado está em rápida evolução, com a remodelagem de diversos hábitos e comportamentos digitais. Esta mesma organização divulgou, assim, um novo relatório mundial em julho de 2020, e os números são impressionantes: 4,57 bilhões de pessoas ao redor do mundo estão utilizando a internet; algo em torno de 60% da população mundial.

Além disso, em 2019, os usuários de mídias sociais totalizavam 45% da população mundial, impressionantes 3,5 bilhões de pessoas. No início de julho de 2020, este número apontou crescimento de mais de 10%, o que levou o total global para 3,96 bilhões. Pela primeira vez, mais da metade da população do planeta usa as mídias sociais.

E o que isso tudo tem a ver com a Educação Corporativa? Bem, se você deseja engajar colaboradores em treinamentos inovadores, fica bem claro que utilizar recursos da web disponíveis, acessíveis e já experimentados por muitos é um caminho interessante a ser seguido. O uso desses recursos presentes no dia a dia do aluno aproximam e servem como estímulo ao estudo.

Ainda, a comunicação digital por meio destas redes fornece a facilitadores, professores e estudantes (se utilizada de maneira estratégica e planejada) novas perspectivas de interação, mesmo diante da distância. E por que não aplicar algo que é utilizado enquanto diversão ou entretenimento como uma ferramenta de apoio às atividades de ensino e aprendizagem? Esta mesma lógica já é utilizada para os jogos digitais empresariais, que ganharam força nos últimos anos, levando para as organizações uma forma diferente de ensinar.

O grande desafio dos facilitadores de treinamentos e educadores de adultos, neste caso, é como fazer esta utilização de forma criativa e significativa para os alunos. Pensando nas três primeiras mídias sociais listadas pelo relatório Digital in 2019, pode-se listar algumas estratégias para a sua utilização no meio corporativo, tornando-as aliadas da educação.

Youtube: você pode desenvolver uma biblioteca própria, um repositório dos seus materiais educacionais. Não somente vídeos em que você aparece mediando um conteúdo, mas também aqueles que você desenvolver em outras ferramentas, ou para disponibilizar suas aulas ao vivo gravadas de forma segura. Ainda, você pode criar uma lista de conteúdos complementares, realizando uma curadoria prévia, facilitando seu trabalho e facilitando o acesso para os alunos.

Facebook: os grupos do Facebook são um excelente meio para promover interação entre os participantes de treinamentos, inclusive aqueles mais tímidos, já que a rede social fornece recursos para que você acompanhe quem mais publicou ou interagiu. Dessa maneira, os grupos podem se tornar uma extensão das suas aulas virtuais.

WhatsApp: esta é mais uma ferramenta que permite a interação e uma comunicação direta com seus alunos. Você pode utilizar os grupos para gerar de interação, compartilhamento de conteúdos extras, além de plantões tira-dúvidas.

É certo que quanto mais canais de comunicação você mantiver com seu aluno, estando disponível e presente nos mesmos promovendo a aprendizagem continuada, ainda que a aula ao vivo termine, este aluno se sentirá mais envolvido com determinado treinamento ou aula e melhores serão os resultados obtidos.

Imagem: Foto de Tracy Le Blanc no Pexels.

Digital in 2019 – https://wearesocial.com/global-digital-report-2019

Digital 2020 – https://wearesocial.com/blog/2020/07/digital-use-around-the-world-in-july-2020

Letícia Araújo é empreendedora, mentora, consultora de Comunicação Corporativa, Marketing e Soluções Educacionais, professora de pós-graduação e formação tecnológica presencial e EaD, designer instrucional e apaixonada por comunicação, educação e tecnologia. Tem como propósito transformar pessoas por meio de uma educação empoderadora, comunicação eficaz e por soluções educacionais eficientes.