A menina e a mulher, juntas até o fim. Por Neusa Medeiros.

A menina que habita em mim me permite sorrir com mais alegria e intensidade. Ela não vê maldade nas pessoas, mas sabe que algumas podem ferir. Canta, dança, sem medo de ser feliz. Quando cansa ou se desencanta, recolhe as panelinhas, guarda numa caixinha e assume o seu papel de adulta. A menina sorri com facilidade, mas também chora de verdade. Acredita em finais felizes, em Papai Noel, em Coelho da Páscoa. Este encantamento ela segue emprestando para a mulher adulta.

A menina e a mulher têm convivido em harmonia nestes anos todos. Às vezes, uma avança e toma o lugar da outra, embora saibam que a lógica é manter viva as duas. Sem puxar o tapete uma da outra, sem estrelismos, sem julgamentos. A menina não disputa espaço com a mulher adulta, cheia de compromissos e responsabilidades. Ela vive como se não houvesse amanhã. Tem energia para correr dos perrengues, saltitar de felicidade quando um sonho se realiza. Já a outra, às vezes se perde neste movimento todo.

O tempo entre as duas é intenso, pois sabem que uma é vital na vida da outra. A mulher é mais razão, usa a lógica, a responsabilidade, já a menina é livre, solta e destemida. Nem sempre sabe onde tudo vai dar, mas se joga. Por isso, essa mistura é tão essencial. Imagina se uma sufocasse a outra? Quantos dias mornos, sem brilho?

A menina, quando cansa, para e toma um fôlego. A adulta vai cansada mesmo. A menina se joga e a adulta freia. A menina se ilude fácil, acredita, e a adulta desconfia e se encolhe. No entanto, não é salutar viver somente um lado. É preciso mudar de fase, conviver, ser desafiada.

Percebo que uma já não sabe mais viver sem a outra. Por isso, torço para que nunca se separem. Se ousasse dar um conselho, diria: deixe fluir. Afinal, crianças e adultos se completam! Que as duas sigam em harmonia, dentro de mim, afinando o tom entre a razão e o coração, aprendendo e desafiando essa mistura boa, entre lá e cá, até o fim!

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.