A importância dos treinamentos corporativos para as datas comerciais comemorativas. Por Letícia Araújo.

A cada dia, a educação corporativa continuada é vista como uma forte aliada, não somente das grandes empresas, mas também das pequenas e médias organizações. Investir em treinamento e desenvolvimento de colaboradores possui forte impacto no alcance dos objetivos e metas, sendo uma atividade totalmente estratégica, liderada geralmente pelos departamentos de gestão de pessoas, mas de responsabilidade de todos os gestores e líderes.

A ideia de que treinar colaboradores é prepará-los para a concorrência, ainda presente na mente de muitos dos pequenos empresários, é paulatinamente substituída pela visão de que, um colaborador bem treinado em sua atividade laboral produz mais, melhor e, consequentemente, cresce junto com a empresa.

Não somente os resultados financeiros melhoram. A comunicação interna e os relacionamentos interpessoais entre os funcionários também, elevando o bem-estar e a motivação das pessoas, promovendo um clima organizacional satisfatório. Todos ganham!

Em tempos desafiadores, como o atual cenário ao qual todos estamos submetidos, treinar os colaboradores se tornou ainda mais importante. Isto porque a maneira como as pessoas consomem também mudou. É preciso desenvolver habilidades antes não exigidas como, por exemplo, uma comunicação escrita eficiente para fazer vendas por aplicativos como o WhatsApp, técnicas de vendas por redes sociais e negociação com clientes.

Quando falamos de datas comerciais comemorativas estamos abarcando uma série de negócios que podem aproveitá-las para otimizar ainda mais seus resultados. Principalmente aqueles ligados ao varejo e a alguns segmentos de serviços, vêem nas datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, excelentes oportunidades para alavancar suas vendas.

A propósito, o Natal é uma dessas principais e mais importantes datas. Além da organização do negócio, no que diz respeito às estratégias de comunicação, marketing, vendas, bem como de gestão de estoques e, neste período de pandemia, a preparação da loja física para receber os clientes de maneira segura, também deve fazer parte das estratégias a capacitação de colaboradores.

É preciso pensar em quais demandas de conhecimento focar para otimizar os treinamentos neste período, com foco nos resultados. Este enfoque pode se dar da seguinte maneira e em ordem de prioridade:

1. Capacitação técnica sobre os produtos ou serviços comercializados: os colaboradores precisam saber ainda mais a fundo as informações técnicas para melhor explicarem sobre eles por meio de plataformas como o WhatsApp.
2. Capacitação em atendimento e vendas online, focando nas plataformas utilizadas pela empresa, como o WhatsApp.
3. Comunicação escrita eficiente para vendedores e atendimento online.
4. Treinamento em scripts personalizados pela empresa.

Com isso, as principais necessidades estarão cobertas e os colaboradores mais bem preparados para o período que se inicia. Vale ressaltar que este ciclo de treinamentos deve ser repetido, pelo menos, a cada trimestre, com o objetivo de lapidar o conhecimento, revisar, adicionar novas necessidades de conteúdo, treinar novos colaboradores e manter o conhecimento organizacional vivo e sendo efetivamente aplicado na prática.

Imagem: Foto de fauxels no Pexels.

Letícia Araújo é empreendedora, mentora, consultora de Comunicação Corporativa, Marketing e Soluções Educacionais, professora de pós-graduação e formação tecnológica presencial e EaD, designer instrucional e apaixonada por comunicação, educação e tecnologia. Tem como propósito transformar pessoas por meio de uma educação empoderadora, comunicação eficaz e por soluções educacionais eficientes.