Já temos uma palavra para 2025 e nem bem começamos o ano. O vocábulo é nostalgia.
Entre tantas definições e conceitos, o que está em evidência no mundo dos negócios é: “saudades de algo, de um estado, de uma forma de existência que se deixou de ter; desejo de voltar ao passado”.
Em apenas quinze dias, o mercado da comunicação se atiçou com novidades, ou melhor, com o relançamento de produtos e ativações que estão no coração de muitos brasileiros, sobretudo das gerações anteriores à Z.
Fenômeno nas décadas de 1980 e 1990, o clássico chocolate Surpresa retorna em uma versão modernizada, agora com cartões colecionáveis digitais. Como parte da novidade, a Nestlé lança o jogo “Mundo Surpresa” na plataforma Roblox. Criado em parceria com a Rogue Unit, o jogo se passa em uma fazenda e explora o processo de produção de cacau sustentável. O relançamento tem como objetivo conectar-se com Millennials e Geração Z, misturando a nostalgia do produto com mensagens atuais de inovação e sustentabilidade.
O retorno do chocolate Surpresa é uma resposta a milhares de consumidores da Nestlé, que, ao longo do tempo, pediram por sua volta. A novidade passa a fazer parte do portfolio fixo da marca e estará disponível nos supermercados de todo o Brasil neste janeiro. O produto é fabricado com cacau sustentável proveniente do Nestlé Cocoa Plan (NCP).
O chocolate chega em três versões de embalagens ilustradas com animais emblemáticos da Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Cerrado – a onça-pintada, o tucano e o lobo-guará –, além de 15 estampas exclusivas nos tabletes. Os tradicionais cards físicos do produto ganham um toque de tecnologia com um QR code nas embalagens que oferece acesso a uma experiência virtual, na qual os consumidores podem visualizar as três espécies da fauna em realidade aumentada.
O projeto de retomada das vendas do Surpresa, que envolve desde a receita do produto, que traz toda a cremosidade do chocolate Nestlé, desenvolvimento de moldes, embalagem e a experiência no Roblox, levou dois anos. “Surpresa marcou uma geração com seu sabor único e uma experiência memorável de 1980 até os anos 2000. Sabíamos da responsabilidade que tínhamos ao trazê-lo de volta. Por isso, trabalhamos para resgatar a memória afetiva do seu público fiel, mas também para trazer inovação e interatividade para as novas gerações, levando uma mensagem tão importante como a necessidade da preservação ambiental e os benefícios da agricultura regenerativa”, conta Tatianna Perri, diretora de Marketing de Chocolates.
A criação do jogo pela Rogue Unit combina elementos de simulação e aventura através de quatro pilares principais: “plantar e cultivar”, que reforça conceitos da agricultura regenerativa; “preservar a natureza”, com práticas sustentáveis; “colecionar itens e animais companions”, que representam a fauna brasileira; e “aprender e educar”, que ensina sobre preservação ambiental e manejo agroflorestal.
Todo o design de “Mundo Surpresa” foi inspirado em visitas realizadas por desenvolvedores a uma fazenda real, integrante do Nestlé Cocoa Plan (NCP) no Espírito Santo. Essa abordagem garantiu autenticidade na adaptação de práticas agrícolas reais para o ambiente digital.
Outro resgate que mexe com a memória afetiva de muitos brasileiros é a ação da KIBON intitulada Palito Premiado, que marcou o verão de muitos e agora, depois de mais de 20 anos, retorna para a estação com mais vendagem do produto.
A partir da segunda quinzena de janeiro, nas praias do litoral de São Paulo, os consumidores que encontrarem o palito premiado da família Fruttare ganharão automaticamente outro picolé da mesma linha, podendo escolher entre os cinco sabores disponíveis (coco, abacaxi, morango, uva e limão). O objetivo é criar e resgatar momentos de conexão com os consumidores e fãs de Kibon, com uma das promoções mais lembradas pelo público.
Tem gente até hoje que, ao saborear um picolé da marca, ainda olha para o palito na expectativa de ser premiado. A marca optou por manter a simplicidade da mecânica “achou, ganhou” que, somada ao efeito surpresa de premiação instantânea, manteve a ação viva na memória e lembrança do público ao longo dos anos.
Essas novidades requentadas mexem com memórias afetivas e agregam a jornada experiencial de tantos outros que agora também poderão compartilhar tais momentos e construir suas referências.
Simplicidade, como da Fruttare, e fusão do tradicional com o moderno, como no caso do chocolate Surpresa, provavelmente são respostas a um mundo cada vez mais alterado pela IA e relações líquidas. E seus reingressos no mercado nos sinalizam com uma onda de realismo esperançoso, à moda de um autêntico Ariano Suassuna, estamos em uma dinâmica de conexão verdadeira com aquilo que naturalmente aquece nossos corações.
Aliás, é uma boa pedida; ir ao cinema, assistir o Auto da Compadecida 2, curtir um chocolate Surpresa e depois saborear um picolé Fruttare. Frações de felicidade que nos orienta ao que é realmente humano e está em nossa essência.
Já estou sonhando com o verdadeiro biscoito wafer Mirabel, com a promoção Parmalat e seus fofos filhotes de mamíferos, do Cremutcho, creme de queijo delicioso e do Mini chiclets Adams.
Sonhar não custa absolutamente nada!
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Andrea Nakane é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas. Possui especialização em Marketing (ESPM-Rio), em Educação do Ensino Superior (Universidade Anhembi-Morumbi), em Administração e Organização de Eventos (Senac-SP), e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF). É mestre Hospitalidade pela Universidade Anhembi-Morumbi e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com tese focada no ambiente dos eventos de entretenimento ao vivo, construção e gestão de marcas. Registro profissional 3260 / Conrerp2 – São Paulo e Paraná.