Escolhendo as batalhas. Por Neusa Medeiros.

Ao longo da vida, teremos que enfrentar incontáveis batalhas pessoais e profissionais. Quando pensamos que foram superadas, virão novas pela frente. Dificilmente teremos gás para vencer todas. Elas se multiplicam rapidamente. Isso não nos tira a força, não diminui a satisfação da vitória, mas causa um cansaço.

Entender que superar, com sucesso, uma batalha, não depende somente da nossa boa intenção, mas nos permite olhar com carinho e tolerância para nós mesmos. Quem já não se cobrou pelo estrago que o outro causou? Não se culpou pelas situações terem dado errado?

Pensando bem, nem sempre ganharemos as lutas, mas aprender a jogar com todas as armas que temos já é um conforto. Por isso, penso que devemos definir as batalhas que iremos encarar. Aquelas que merecem o nosso esforço, o suor, a investida, para não gastar forças nas que já nascem perdidas. A gente luta em aceitar isso, mas é inevitável. Costumo dizer: daqui há dez anos vamos ver quem tinha razão. Talvez não precise de tanto tempo. Um mês, um ano… a vida vai mostrando, mesmo que por caminhos tortos.

Entender que os ciclos se sucedem pode contribuir para ficarmos em paz, aceitando tudo que chega como um presente, e tudo que vai como um aprendizado. Afinal, nós temos o livre arbítrio de escolher. Ou guardamos a parte boa ou nos entristecemos com o pedaço ruim dos fatos. Por isso, é essencial observar a semeadura de hoje para entender o que iremos colher amanhã. O que consome a nossa mente acaba controlando a nossa vida.

Tente desapegar do que não soma. Digo tente, pois sei bem o quanto é difícil soltar, deixar fluir, viver sem olhar para atrás, sem criar expectativas, sem sonhar, sem posses, sem medos, sem culpas. Mas encare esse desafio. “O que tem de ser tem muita força”, já dizia o poeta Guimarães Rosa.

Nosso destino vive dentro de nós. É preciso sensibilidade para desvendar os seus enigmas e coragem para aceitar os seus desígnios.

Aprender a lidar com os dias ruins é uma arte, mas quando entendemos que eles passam, fica suportável. Lição do dia: a vida é da cor que você pinta.

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.