Deu ontem no Meio & Mensagem, na matéria de Luiz Gustavo Pacete:
Coca-Cola Company redesenha marca institucional. Companhia deixa de exibir o logo de sua principal bebida em outros produtos e cria uma nova identidade visual focada em diversificação.
COMENTÁRIO
Não é de hoje, aliás há mais de um século, que o mercado se pergunta:
– Como diferenciar Coca-Cola produto de Coca-Cola empresa?
No meio publicitário a distinção vem de longe. Fomos, no Brasil, catequizados a saber que a ‘Coca-Cola Indústrias’ (curiosamente, empresa sem uma fábrica sequer) era a denominação da ‘sede’ da empresa proprietária da marca e da secretíssima fórmula do xarope que dá sabor ao refrigerante mais consumido do mundo. ‘Ali, na Praia de Botafogo’, no Rio de Janeiro. E as fábricas de Coca-Cola, espalhadas pelo Brasil inteiro, o que seriam? De novo, na linguagem catequista da ‘matriz’, estas seriam meras franqueadas para a produção do refrigerante.
Bombardeada pela concorrência e pelos nutrólogos mundo afora (pelo teor de açúcar absolutamente nocivo à saúde), a bicentenária companhia dedicou-se a aquisições e a formulações mais ‘saudáveis’. Esses movimentos, por exemplo, levaram-na à aquisição do antes brasileiríssimo Matte Leão (rival ferrenho da Coca nas praias cariocas) e ao lançamento de sucessivas versões dietéticas do refrigerante: Coca Light, Diet Coke e Coca-Cola Zero.
Agora isto. Pegará? A ver.