- Santiago Ilídio Andrade: presente! Por Marcia de Almeida.

O Hospital Municipal Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, declarou que Santiago Ilídio Andrade, cinegrafista da  Band, teve morte cerebral. A família vai doar seus órgãos .

Há dias seu nome está nas redes sociais e na mídia, sempre em estado muito grave.

Continuamos saindo das redações para coberturas perigosas sem qualquer proteção. Logo depois da morte de Tim Lopes, em 2002, coordenei e organizei um encontro de cinco dias na ABI, no qual novas normas de segurança foram exaustivamente debatidas.

Para nada.

Cabe aos órgãos da mídia zelar por seus funcionários. Um colete à prova de balas e um capacete, em muitas ocasiões, podem ser úteis. E fundamentais.

Mas cabe somente a nós, jornalistas, exigir que o exercício da nossa profissão seja feito de forma decente e segura.

Marcia de Almeida.

Sobre Marcia de Almeida

Jornalista, escritora, roteirista, videomaker e militante da cidadania. Carioca de Botafogo, e botafoguense de coração, escreveu 4 livros de ficção e foi por muito tempo correspondente internacional, quando cobriu a guerra da Bósnia. Integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ e, assinou mensalmente, por dois anos, no Caderno RAZÃO SOCIAL d’O Globo, a coluna Razão & Cidadania, abrangendo temas relacionados a minorias: LGBTs, pessoas com deficiência, ciganos, racismo, vítimas de intolerância, preconceito etc.